Prova de 100 Km de mountain bike no Pará tem apoio da Seel

Bicicletas, lama, velocidade, muita força física e determinação. Essa é a bagagem das 50 duplas que vão encarar no próximo dia 17 de maio os 100 quilômetros da Prova Bujaru Mountain Bike, competição para ciclistas elaborada pelo grupo de esportistas da Outdoor Challenge e incentivada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Ciclistas do Pará, Amapá, Maranhão, Amazonas e Rio de Janeiro estão inscritos para competirem em duplas masculinas, femininas e mistas. As inscrições da Prova Bujaru se encerram no próximo dia 30 de abril pela internet (informações no facebook.com/OutdoorChallengeBr). Um total de R$ 3 mil em prêmios foram reservados às três primeiras duplas de cada categoria.

A Seel vai garantir a infraestrutura, arena de prova, pódio dos vencedores, ambulâncias e um item muito valorizado pelos atletas: troféus e medalhas. “Nós da organização também somos ciclistas. Sabemos como isso é importante. Vamos entregar uma medalha a cada participante, até a última dupla. Uma medalha pra guardar e se orgulhar”, afirma Rubens.

“O domínio da bike em terrenos complicados, combinado a subidas desafiadoras e descidas muito velozes e instáveis. Todo o percurso foi planejado com essa finalidade, de forma que o atleta possa cumpri-lo sem descer da sua bicicleta. Uma prova dura, mas totalmente possível de ser conquistada por ciclistas avançados e esportistas que se desafiam. Esse é o perfil de Bujaru”, descreve Rubens Campos, diretor da prova. “Parte dos atletas vai pedalar contra o relógio. Mas a maioria dos esportistas vai competir para se superar e concluir o percurso de 100 quilômetros”, completa.

Festa - A competição Outdoor Challenge vai envolver esportistas de vários municípios do Pará como Igarapé-Açu, Castanhal, Capanema, Peixe Boi, Capitão Poço e Parauapebas. “A comunidade do mountain bike no Pará cresceu. Várias cidades vão ter seu ciclismo representado. A Outdoor Challenge é reflexo desse movimento, o de aproveitar o aprendizado dos ciclistas em trilhas de lazer para incentivar esportistas, visando as competições, e, muita diversão, claro”, reforça Rubens. Um prêmio especial está reservado para o município ou grupo que tiver mais atletas inscritos.

Para a Prova Bujaru, a largada será no km 33 da Alça Viária, junto às piscinas naturais do balneário da Bica. Amigos e familiares dos atletas estão convidados para torcer e aproveitar o domingo no balneário, ponto de largada e chegada da prova.

Enquanto para as famílias a água do balneário é diversão, na competição a água é combustível pra manter a determinação dos atletas. Não há sombra no percurso e o sol intenso será mais um adversário dos atletas, avisa a organização. “Então reservamos cinco litros de água por dupla. Planejamos atender aos atletas, seja qual for seu ritmo. Até a última dupla vai ter sua água esperando no ponto de apoio”, disse Rubens.

Além da arena de prova com pódio para os ciclistas mais velozes e música para animar a chegada dos competidores, o percurso será sinalizado e haverá motos de apoio e fiscalização. Um congresso técnico realizado às vésperas da competição vai detalhar tudo o que os atletas inscritos vão precisar para fazer sua parte: pedalar com força e se superar.

Rubens Campos explica também que cada bicicleta vai receber um aparelho de GPS, tecnologia que utiliza sinais de satélites para monitorar a localização exata dos atletas. “Essa vai ser a forma de cronometrar. Isso garante segurança para os resultados”, afirma. Após a prova, os atletas vão poder rever seu desempenho via website, a ser divulgado.

Etapas - Mais duas provas estão na agenda dos ciclistas off road. Uma nas praias de Salinópolis, no dia 6 de setembro, e as difíceis terruadas do Marajó, nos dias 14 e 15 de novembro. As terruadas são um tipo de terreno modelado ainda na época das chuvas pelas pisoteadas de búfalos das fazendas marajoaras. Cada prova vai ter paisagens e desafios únicos, informa a organização. Todas as competições são incentivadas pela Seel.

Serviço: Prova Bujaru Mountain Bike, promoção da Outdoor Challenge, incentivada pela Seel, no dia 17 de maio, com saída e chegada na Alça Viária, km 33. Informações no facebook.com/OutdoorChallengeBr.

 

Texto e foto: assessoria de imprensa da Outdoor Challenge