Projeto Vida Ativa rende homenagem a Virgem de Nazaré

O projeto Vida Ativa, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), se juntou a outras centenas de manifestações e homenagens a Nossa Senhora de Nazaré neste mês de outubro. Na manhã desta quinta-feira, 8, foi realizado um pequeno Círio nas dependências da Tuna Luso Brasileiro, na almirante Barroso, onde funciona um dos núcleos do projeto. Dezenas de idosos participaram da homenagem que começou com uma caminhada pelo clube, louvores, orações e muitos pedidos especiais à padroeira dos paraenses. A pequena imagem foi conduzida por Waldemar de Oliveira Sousa, 84, um dos beneficiados do projeto Vida Ativa. “Estou o projeto há muitos anos e gosto muito daqui e estou tendo a felicidade de participar e conduzir. Será um presente de aniversário, pois faço 84 anos dia 14 deste mês”, comemorou.

O projeto Vida Ativa da Seel funciona ainda nos polos do Grêmio Literário Português, Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado (Asalp) e Mangueirão. Em todos esses espaços foram realizadas homenagens em louvor a Nossa Senhora de Nazaré. Ao todo mais de mil idosos são atendidos pelo projeto com práticas esportivas, de recreação e atividades lúdicas. Na Tuna, as ações são coordenadas pelas professoras Ariane Frahia e Mariceli Carvalho. A programação religiosa enalteceu a figura de Maria e destacou o tema do 223º Círio de Nazaré – “Maria, Mulher Eucarística”, em alusão ao Encontro Nacional Eucarístico, que será realizado em Belém.

A professora aposentada Terezinha Rodrigues, 67, disse que o momento do Círio é muito importante para renovação da fé e reunião das famílias. Ela só lamenta que atualmente a igreja católica esteja sofrendo com a falta de pessoas interessadas em conduzir a evangelização pelas ruas da capital. “Eu faço a evangelização, mas sinto que as mulheres de hoje não querem acompanhar, alegam muitos afazeres para não participar, nós entendemos e pedimos a Deus que aumente a fé das pessoas, pois só assim continuaremos seguindo nosso caminho cuidando do corpo e da alma”, disse.

A dona de casa Maria Nilma Soares, 60, também destacou a importância da evangelização e da dedicação às orações como forma de obter bênçãos e graças. “Eu coordeno o grupo de Legião de Maria, e deixo meu testemunho sobre as graças que alcançamos por meio da oração do terço”, disse. A programação em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré terminou com sorteio da imagem e muitos abraços entre os participantes. O projeto Vida Ativa da Seel funciona em dias e horários comerciais e é direcionada para pessoas com idade acima de 50 anos. Maiores informações sobre as ações do projeto podem ser obtidas na Seel, situada na rodovia Augusto Montenegro, prédio anexo ao Detran. Telefone – 3201-2300.

Tags: