Pro Paz nos Bairros abre inscrições para o segundo semestre de 2015

Estão abertas até a próxima sexta-feira, 11, as matriculas nos cinco polos do projeto Pro Paz nos Bairros, que atende crianças e adolescentes na região metropolitana de Belém, oferecendo atividades de esporte, arte, cultura e lazer. Ao todo, 2.100 vagas estão sendo ofertadas para jovens entre 8 e 18 anos de idade.

O projeto Pro Paz nos Bairros é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Fundação Pro Paz e funciona no formato de complementação escolar, objetivando criar alternativas saudáveis e de continuidade educacional nos períodos em que os estudantes estariam ociosos. Atualmente, existem cinco polos em funcionamento na Região Metropolitana de Belém (RMB): Universidade Federal do Pará (UFPa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta) e Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp), em Marituba. Desde 2011, quando o projeto foi iniciado, até o primeiro semestre de 2015, mais de 10 mil jovens já foram atendidos.

Todos os alunos que frequentam o Pro Paz nos Bairros recebem uniforme, lanche, material didático e esportivo, assim como acompanhamento psicopedagógico por meio de profissionais orientados ao atendimento, voltados aos alunos e seus familiares. Para o segundo semestre, a Fundação está oferecendo 2.100 vagas, sendo: 500 vagas nos polos do Mangueirão, UFPa e Ufra; e 300 vagas nos polos do Iesp e Sacramenta. 

Para se matricular, o jovem pode procurar o polo mais próximo de sua casa, acompanhado de um representante legal, e apresentar os seguintes documentos: duas fotografias 3x4 e cópias da carteira de identidade (RG) do responsável, da certidão de nascimento ou RG do aluno a ser matriculado, do comprovante de residência e de declaração de matrícula escolar. Não é possível se matricular pela internet ou por telefone; é fundamental o comparecimento dos interessados no polo escolhido.

Os polos:

-  UFPa: está localizado na Rua do Tucunduba, s/n, próximo ao campus III da UFPa, no Guamá. Atende alunos dos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas, incluindo a comunidade do Riacho Doce.

- Ufra: está localizado na Avenida Perimetral, nº 2501, no bairro da Terra Firme e atende alunos dos bairros de Canudos, Terra Firme, Curió-Utinga, Guamá e localidades do entorno.

- Mangueirão: fica na Rodovia Augusto Montenegro, km 3, e atende os bairros do Bengui, Mangueirão, Cabanagem, Parque Verde, Tapanã, Tenoné, Pratinha I e II.

- Sacramenta: fica localizado na praça Dorothy Stang, entre as Avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral e atende os bairros do Barreiro, Marambaia, Val de Cans, Telégrafo e Souza.

- Iesp: localizado na região central de Marituba, na Rodovia BR-316, km 13, s/n; são atendidos os alunos do município de Marituba.

Serviço: Matrículas para o segundo semestre do projeto Pro Paz Nos Bairros, de 8 a 11 de setembro, das 8h às 17h em todos os polos: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta) e Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp).

 

Texto: Mayara Albuquerque / Fundação Pro Paz

Foto: Cláudio Santos / Agência Pará de Notícia