Portel recebe a quarta etapa dos IX Jogos Abertos do Pará

As delegações dos municípios de Soure e Ponta de Pedras desembarcaram na manhã desta quarta-feira, 12, na cidade de Portel, que será a sede, pela primeira vez, dos IX Jogos Abertos do Pará (Joapa). Esta quarta etapa da competição reúne as cidades do arquipélago do Marajó. A cerimônia de abertura será no ginásio municipal da cidade e deverá congregar mais de 700 pessoas, entre atletas e dirigente esportivos. As disputas se estenderão até o final de semana. 

Nessa etapa do Marajó estarão competindo os municípios de Anajás, Breves, Soure, Chaves, Gurupá, Ponta de Pedras e o anfitrião, Portel. Os campeões por cada uma das seis modalidades se classificam automaticamente à fase final do Joapa, que será realizada em Belém, no mês de outubro. As primeiras três fases abrangeram os municípios do Baixo Tocantins, com sede em Barcarena; do Baixo Amazonas, com sede em Santarém, e do Araguaia, com sede em Marabá. Os Jogos Abertos do Pará têm a finalidade de integrar o Estado por meio do esporte, além de agregar valores culturais e socioeconômicos.

Para o secretário municipal de Esporte de Portel, Gerson Pereira da Costa, a cidade se preparou para receber os atletas e seus dirigentes. “Queremos fazer bonito, pois sabemos que o evento vai deixar um legado importante para a cidade”, disse. A equipe técnica da Seel, coordenada pelo professor Ewerton Souza, também está desenvolvendo a logística de planejamento, tabela de jogos, congresso técnico, arbitragem e visita técnica aos locais de competição e de hospedagem das delegações.

Programação – A programação oficial da quarta etapa dos Joapa 2015 será aberta oficialmente na noite de quinta-feira, 13. As competições seguem até domingo, 16, com premiação dos campeões. As modalidades em disputa são futebol de areia, futsal, handebol, voleibol, basquete e tênis de mesa. 

As duas primeiras delegações a chegar em Portel foram Ponta de Pedras e Soure, após uma viagem de mais doze horas. Apesar do cansaço, o clima entre os atletas e a equipe técnica é de confiança e disposição. Os dois municípios se uniram para bancar as despesas com transporte, já que o deslocamento é longo e demanda um alto custo com óleo diesel.

A dificuldade de acesso não tirou o ânimo da equipe de Soure para participar da competição. A delegação saiu do município na terça-feira, 11, e fez a primeira parte do percurso de carro até Cachoeira do Arari, seguindo de barco até Ponta de Pedras. “Foi cansativo, mas estamos aqui na certeza que vamos fazer o melhor”, disse o professor Arlen Gouveia, que juntamente com o secretário municipal de Esporte de Soure, Paulo Alex Sarmento, comanda a comitiva, com 86 pessoas.

A delegação de Soure está hospedada na escola Lapaz, que teve as atividades suspensas para receber a delegação. Mas o diretor Francergio da Silva garante que não haverá prejuizos aos alunos, que estão animados com a realização do Joapa no município. “Nós, educadores, sabemos da importância dos Jogos Abertos e há tempos esperávamos sediar os jogos. Então, para nós é um sonho que está sendo realizado”, destacou. Na escola Lapaz estudam 186 crianças na faixa etária de quatro a cinco anos.

Já na escola Lourdes Brasil está abrigada a delegação de Ponta de Pedras. O diretor Ciro Alves Ferreira também vê com otimismo os Jogos Abertos. Para ele, que já participou do evento como dirigente, receber os atletas é uma felicidade. “Portel queria muito ser a sede da regional Marajó dos Jogos Abertos. Então, é nosso compromisso fazer o melhor para garantir conforto e segurança para as delegações”, disse o educador.

 

Foto: Antonio Silva / Agência Pará de Notícia