Polícia Militar libera público de 35 mil no Mangueirão

A Polícia Militar liberou na manhã desta sexta-feira, 01, a capacidade de 35 mil pessoas do Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão. A medida já está valendo para o clássico Remo e Paysandu que será realizado no próximo domingo, 3, às 16h, valendo pelo Campeonato Paraense de Futebol. A medida, segundo o coronel Sidney Profeta, comandante do Batalhão de Eventos da PM e coordenador do esquema especial de segurança para o clássico, levou em consideração dois fatores: a liberação para o trânsito da Avenida Augusto Montenegro e a ampliação do sistema de monitoramento eletrônico do estádio. Mais de 900 agentes de segurança, trânsito, policiais militares e civis, bombeiros vão atuar no jogo. O esquema entra em vigor na manhã de domingo, a partir das 10h.

Os ingressos para o clássico já estão à venda. Remo e Paysandu disponibilizaram 17.500 ingressos cada um. A Polícia chama atenção dos torcedores. Segundo o coronel Profeta, a ideia e que todos cheguem cedo para evitar tumultos. O esquema de segurança vai cobrir as áreas de São Brás, Icoaraci, Cidade Nova e demais áreas adjacentes ao estádio. Não será permitida venda de bebida alcoólica. Os objetos que ofereçam risco ao torcedor como sombrinhas, guarda-chuva e pau de selfie, cabos de bandeiras entre outros serão apreendidos. “A Polícia vai controlar com rigor, principalmente todos os locais de acesso ao estádio”, garantiu o coronel.

Agentes do Detran e Semob vão controlar o trânsito, enquanto agentes do Juizado da Infância e Juventude fiscalizarão a presença de crianças desacompanhadas dos pais. Outro ponto importante é o comércio ambulante em volta do estádio. A PM avisa que fiscais da Secretaria Municipal de Economia, vinculada a Prefeitura de Belém, vão acompanhar o trabalho.

Acessibilidade – A principal pendência que levou a PM a reduzir a capacidade do Mangueirão para 25 mil foi resolvida esta semana. Segundo informações da Agência Belém, da PMB, a partir deste sábado, 2, o trânsito de veículos nas duas pistas da Avenida Augusto Montenegro, no trecho entre o complexo do Entroncamento e a Rua da Marinha, sentido Entroncamento – Icoaraci e Icoaraci – Entroncamento, será liberado.

O perímetro estava parcialmente interditado para que as obras da primeira fase do BRT Augusto Montenegro e reurbanização da avenida pudessem avançar de forma acelerada.

De acordo com o coordenador de Projetos e Programas de Educação no Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Luis Saboia, a partir de sábado tanto os veículos de passeio, quanto os ônibus que fazem linha pela via, poderão trafegar normalmente. “Estamos liberando para desafogar o trânsito na área. A sinalização ainda estará em fase de implantação até que a obra do primeiro trecho, prevista para ser entregue no mês de maio, seja concluída”, explicou.

Ainda segundo a Agência Belém, a liberação do trânsito vai facilitar o acesso dos torcedores ao Mangueirão, local do clássico Remo e Paysandu, domingo, 3. As linhas de ônibus que estão desviando pela Rua da Marinha para acessar o centro de Belém terão seus itinerários originais restabelecidos.