PM e Ministério Público fazem nova vistoria no Mangueirão

A Polícia Militar e o Ministério Público estiveram hoje (dia 25) no Mangueirão, para mais uma vistoria no estádio, visando os jogos da temporada 2017 de futebol profissional. Após esta visita, a expectativa desta diretoria da praça esportiva é pela sua liberação para a realização de eventos esportivos. O laudo liberatório deverá ser concedido nesta quinta-feira (26). O Mangueirão deverá ser reaberto no próximo domingo, 29, para o jogo entre Clube do Remo e Cametá, válido pela primeira rodada do Campeonato Paraense de 2017.

Este ano, a PM fez a sua primeira visita de fiscalização no último dia 17. A vistoria desta quarta-feira serviu para averiguar os últimos detalhes concernentes ao sistema de monitoramento e áreas de segurança das bordas das arquibancadas. Segundo o Tenente Coronel Oeiras, que comandou a vistoria, a análise teve objetivos bem específicos: “Basicamente, como já conhecemos a estrutura do Mangueirão, vamos focar agora na área de monitoramento da bilheteria. O laudo anterior já destacava as pendências do monitoramento, então agora vamos diretamente nesse ponto, que inclui a área do estacionamento e bilheteria”.

Segundo o representante do Ministério Público presente na vistoria, Domingos Savio Alves de Campos, o objetivo era garantir segurança e conforto ao torcedor: “O Ministério Público, como fiscal da lei, e como determina o Estatuto do Torcedor, se faz presente para ver as condições do estádio Mangueirão. E hoje estamos aqui para fazer uma vistoria final, porque no próximo domingo, dia 29, acontecerá a partida entre os times Remo e Cametá. E nós temos que proporcionar ao torcedor uma segurança, conforto na sua chegada ao estádio”.

De acordo com Claudia Moura, diretora do Estádio Olímpico do Pará (EOP), Jornalista Edgar Proença, estes últimos detalhes da preparação do Mangueirão já estão sendo sanados: “Está tudo em andamento. As pendências são mínimas e são só de complementação, de efetivação do trabalho já iniciado. Nada de pendências maiores. Tudo o que foi pedido está sendo apresentado. São alguns detalhes, pouca coisa que falta para o estádio ficar 100% pronto para domingo.”

Agora, a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), gestora do Mangueirão, aguarda a entrega dos laudos técnicos realizados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária Municipal para o funcionamento do estádio em 2017, para declarar o Mangueirão oficialmente liberado.  A expectativa da Seel é para que os laudos sejam entregues à diretora Cláudia Moura no máximo até esta quinta-feira. As comissões de vistoria estiveram no estádio nos dias 17 e 25 de janeiro (Polícia Militar); dia 19 (Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde) e dia 20 (Corpo de Bombeiros).

Visitas -  O Mangueirão é também um Centro de Visitação Pública. O projeto é uma parceira da Seel com a Universidade Federal do Pará, por meio do Curso de Turismo, e desde a abertura já foram atendidas 937 solicitações. As visitas são monitoradas pelos estudantes da banca de turismo e acontecem mediante solicitação de escolas públicas, mas também foram recebidos turistas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e da região Norte, que segundo a estagiária Dayara Souza, ficam encantados com a arquitetura e o estado de conservação do Mangueirão. O calendário de visitação para 2017 já está aberto. Contatos pelo telefone 3131-2850 ou visitamangueirao@gmail.com.