Paysandu vence primeira Regata de 2016

O Paysandu Sport Clube é campeão da 1º Regata de 2016. A prova foi realizada no último domingo, 6, na Baía do Guajará, num percurso entre o Complexo Ver-o-Rio e a  Estação das Docas, ponto turístico muito visitado em Belém do Pará. A competição é realizada pela Federação Paraense de Remo (Fepar), com apoio do governo do Pará, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer (Seel) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da prefeitura de Belém, também faz parte do grupo de apoiadores.

Cem atletas participaram da competição, que foi dividida em sete categorias: júnior, estreante, principiante, sub-23, peso leve, sênior e máster. Um total de 12 provas foi disputado com o percurso de 1 km ou 2 km. O Paysandu somou seis pontos, o Clube do Remo ficou em segundo com cinco pontos e a Guajará, em terceiro, com um ponto.

Para Luciel Caxiado, presidente da Fepar, a modalidade de remo é uma das mais tradicionais no Estado com mais de 100 anos. Ele destacou a participação feminina na competição. “A presença da mulher no remo é maior nesta edição e estamos satisfeitos. Do ano passado para cá, conseguimos um aumento de 20% no total de atletas. Nossa expectativa para 2016 é grande, considerando a realização das Olimpíadas no Brasil, o que deve motivar os atletas”, disse.

Quatro clubes disputam a edição de 2016 do Campeonato: Tuna Luso Brasileira, Clube do Remo, Paysandu Sport Clube e a Associação de Remo Guajará, estreante na competição. No decorrer do ano mais quatro regatas serão realizadas para apontar o grande da temporada. As próximas provas serão dia 29 de maio, 26 de junho, 27 de setembro e a grande final no dia 6 de novembro.

A secretária de Esporte e Lazer do Estado, Renilce Nicodemos, prestigiou o evento. “Estou muito feliz em ver famílias, pessoas de todas as idades participando do evento. Muitos vieram torcer pelos seus filhos, amigos e pelo clube de coração. Esse amor ao esporte é muito bonito e todos estão de parabéns por essa festa linda”, disse ela.

Agenda das próximas provas

06 de novembro – final