Paratleta do Bolsa Talento vence Meia Maratona do Sesc

O atleta paralímpico Ivaldo Espíndola Lima dos Santos foi o vencedor da Meia Maratona do Sesc 2016, disputada no último dia 4, em Belém. Ivaldo compete pela equipe Associação dos Deficientes Físicos do Pará (ADFPA) e faz parte do Programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Ivaldo Espíndola, de 50 anos, venceu a prova de 21 quilômetros de percurso com o tempo de 1 hora, 18 minutos e 24 segundos. O segundo colocado foi Miranildo Moura de Freitas, da equipe Só Corre Body Fit Academia, que marcou o tempo de 01:30:27; em terceiro lugar ficou Alexandre Moraes Vieira, com o tempo de 01:49:49.

A Meia Maratona Sesc de Revezamento envolve atletas nas categorias geral, comerciária, equipe de revezamento e pessoas com deficiência. E, este ano, contou com a participação de cerca de 5.100 atletas.

“A deficiência é apenas um detalhe, o que vale é a força de vontade, e muito treino, é claro. Eu me sinto muito abençoado, com ‘5.0’ e em forma. Agradeço a força de todos. Parabéns a esses grandes atletas cadeirantes. Todos concluímos o percurso de 21 km da Meia Maratona do Sesc 2016. Graças a Deus”, afirmou Ivaldo.

O Programa Bolsa Talento foi criado pela Lei 7.119, de 31 de março de 2008 pelo Governo do Estado do Pará como forma de estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico de atletas contemplados em modalidades olímpicas, paralímpicas e amadoras.

A partir do projeto foi possível manter e aumentar o número de atletas que representam o Pará em competições regional, nacional e internacional. O critério para se tornar atleta do programa é o ranking construído a partir dos relatórios enviados pelas federações à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), gestora do programa.