Paragominas recebe esta semana a sexta fase dos Jogos Abertos do Pará

O município de Paragominas se prepara para receber a sexta fase dos Jogos Abertos do Pará (Joapa). Na tarde desta quarta-feira (2), houve o congresso técnico para oficializar a participação das delegações. Nesta fase serão onze cidades e 529 participantes. Segundo o professor Sidney Guimarães, que coordena a fase regional, a expectativa é a melhor possível, dado o apoio oferecido pela prefeitura.

“O Joapa é sempre desafiador pela dimensão, mas gratificante pela integração que o evento promove”, avalia. A titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Renilce Nicodemos, participa da abertura oficial da competição, nesta quinta-feira (3), no ginásio municipal. Os prefeitos de Paragominas, Paulo Pombo Tocantins, e de Irituia, José de Anchieta Lima de Oliveira, além do deputado estadual Sidney Rosa também devem compor a mesa de autoridades da cerimônia.

Ainda na tarde desta quarta-feira, o teatro do Espaço Cultural de Paragominas ficou movimentado. Eram dirigentes esportivos e chefes de delegações oficializando a participação das delegações. O secretário de Esporte e Lazer de Ipixuna do Pará, Jaziel de Lima Nunes, disse que os Jogos Abertos representam uma oportunidade única para a juventude mostrar seu potencial. A integração regional também foi destacada por ele. “Paragominas e Ipixuna do Pará são cidades próximas, porém com características diferentes, e o Joapa consegue integrar e agregar valores”, disse. Ipixuna do Pará tem 54 mil habitantes e como fonte de renda a riqueza do caulim explorada pela mineradora Imerys.

Outra cidade com participação confirmada é Mãe do Rio. O secretario municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Raylson Abreu, confirmou a delegação para participar de três modalidades: voleibol, basquete e futsal no masculino e no feminino. “Mãe do Rio sempre participou do Joapa. A credibilidade é a marca fundamental do evento. Eu mesmo joguei e sempre incentivei meus atletas a participarem”, disse o secretário de Mãe do Rio, uma cidade pequena com 29 mil habitantes e com economia baseada na pecuária e agricultura. O município de Irituia também vai participar. Segundo o secretário Manoel da Conceição, o município quer manter o título de campeão regional no futsal feminino e dos Jogos Escolares do Pará (JEP). “Vamos disputar com o ideal de vitória e título de campeão”, afirmou.

Nesta sexta fase do Joapa 2015 estarão disputando as seis modalidades os municípios de Aurora do Pará, Breu Branco, Ipixuna do Pará, Rondon do Pará, Paragominas, Ulianópolis, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, São Miguel do Guamá e Tomé-Açu. Essas cidades estão agregadas na região sudeste do Pará. Do ano passado para cá houve um crescimento de quase 100% na participação delas nos Jogos Abertos. “Esse resultado é maravilhoso, mostra que a Seel está no caminho certo na condução e na promoção das ações esportivas”, avalia o professor Sidney Guimarães.

 

Os Jogos Abertos do Pará são baseados em modelos existentes no Rio de Janeiro e em São Paulo. O diferencial está na dimensão territorial paraense. A coordenação do projeto elaborou as fases de acordo a região e a distância quilométrica, meio de transporte e logística para as delegações não encontrarem dificuldades para participar. Em Paragominas, que está sendo sede pela segunda vez, as delegações não tiveram dificuldades de acesso. A rodovia BR-010 (Belém-, Brasília) está conservada e sinalizada. “A cidade é bem estruturada e limpa. A prefeitura é uma parceira muito importante”, elogiou Sidney Guimarães.

A maratona esportiva do Joapa já tem quase 500 horas de disputas. Em Paragominas ocorre a sexta fase. Em seguida será a vez de Itaituba, na região sudoeste, e Castanhal, no nordeste. A fase final, ou estadual, será em Belém, no período de 20 a 24 de outubro. Os campeões por região e por cada modalidade se classificam automaticamente para a final.

Foto: Eliseu Dias - Agência Pará de Notícia