Paragominas garante vaga na final dos Jogos Abertos em Belém

O futebol de areia feminino de Paragominas é o primeiro classificado para disputar a fase final dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), em Belém, no período de 20 a 24 de outubro. A decisão fase foi contra a seleção de Irituia, na manhã desta sexta-feira (4), na quadra do bairro Urain II, periferia da cidade de Paragominas, anfitriã da sexta fase do Joapa na região sudeste paraense. O jogo final terminou empatado em 3 a 3 no tempo normal, mas nos pênaltis as donas da casa ficaram com o título. “Pronto, já estamos com passaporte para Belém”, brincaram as atletas no final da partida. A sexta fase do Joapa foi aberta na noite de quinta-feira (3), em solenidade realizada no ginásio municipal de esportes.

A secretária de Estado de Esporte e lazer (Seel), Renilce Nicodemos, deu boas-vindas aos atletas e agradeceu o apoio que vem recebendo do governador Simão Jatene para realização dos Jogos. Em Paragominas, a parceria da Seel é com a prefeitura local. O prefeito Paulo Tocantins, o deputado estadual Sidney Rosa, e o prefeito de Irituia, Anchieta Lima, compuseram a mesa de autoridades e teceram elogios à organização dos Jogos e as possibilidades que o evento proporciona aos participantes.

O prefeito Paulo Tocantins também destacou a integração dos municípios como um dos legados do Joapa. “Sabemos que estamos próximos, mas que somos diferentes. O Joapa abre essa possibilidade de integração, de aproximação entre uma cidade e outra. Por isso, Paragominas recebe o evento com muito carinho e respeito”, disse Tocantins, que recebeu o troféu “Responsa” das mãos da secretária Renilce Nicodemos como forma de reconhecimento e agradecimento aos que entendem o esporte como inclusão social.

O troféu “Responsa” também foi entregue ao prefeito de Irituia, Anchieta Lima, e ao deputado Sidney Rosa. Dirigentes e secretários dos municípios participantes na sexta regional do Joapa também foram homenageados com o trofeu. A solenidade de abertura também apresentou desfile das delegações e acendimento do fogo olímpico feito pela atleta de handebol de Paragominas Ozana da Silva Reis. O juramento foi conduzido pela atleta Lays Ribeiro, de Mãe do Rio.

Rodadas - As disputas pelas vagas à final do Joapa 2015, em Belém, começaram cedo. Na manhã desta sexta-feira (4) saíram as primeiras campeãs do futebol de areia. O jogo entre Paragominas e Irituia atraiu dezenas de torcedores e mostrou equilíbrio entre as duas seleções. No primeiro jogo, Paragominas venceu fácil por 5 a 0, mas a decisão foi difícil, terminando empatado em 3 a 3. Nos pênaltis, Paragominas foi melhor em 3 a 2 e ficou com a vaga. “Já estamos classificadas. Vamos para Belém”, festejaram as comandadas pela capitã Vanderleia Souza.

Outras modalidades do Joapa como basquete, handebol, voleibol ainda estão em fase de classificação. Na manhã desta sexta-feira, Paragominas venceu Rondon do Pará no futsal feminino por 3 a 1. Em quadra, a jogadora Priscila Albuquerque, 23, ajudou suas companheiras na vitória. A Priscila veio de Belém e considera os Jogos Abertos um momento único para se mostrar o talento. “Eu gosto muito e ainda bem que deu para conciliar meus horários”, comentou.

Foto: Eliseu Dias - Agência Pará de Notícia