Paragominas é campeão da sexta fase do Joapa 2015

O município de Paragominas é o campeão da sexta fase dos Jogos Abertos do Pará (Joapa 2015) com 30 pontos. Rondon do Pará ficou em segundo lugar, com 22 pontos e, em terceiro, ficou o município de Mãe do Rio, com nove pontos. A próxima fase será na cidade de Itaituba, região oeste do Pará. A coordenação considerou a programação realizada em Paragominas bastante positiva, com a participação de nove municípios e mais de 500 participantes, entre atletas, dirigentes e comissões técnicas.

A secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Paragominas, Maria Aparecida Luciano, aproveitou a oportunidade para candidatar a cidade à sede dos Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, em 2016. O pedido já foi entregue oficialmente à secretária Renilce Nicodemos, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), organizadora da programação.

A sexta fase do Joapa encerrou na manhã deste domingo, 6, com a decisão entre Tomé-Açu e Mãe do Rio na modalidade de voleibol. Tomé-Açu ficou com título ao vencer o jogo por 3 a 0. Os jogadores fizeram muita festa na quadra do ginásio municipal. O técnico Eliel do Nascimento disse que sua seleção encarou seis meses de preparação para o Joapa. Ele também elogiou a organização dos jogos e adiantou que o momento será de descanso e depois muito treinamento visando a fase estadual. "Vamos nos preparar", disse.

A média de idade da seleção campeã é de 23 anos e todos, segundo o técnico, gozam de sua confiança. "Não posso apontar ninguém como diferente, todos são participativos e importantes na equipe. Tenho muita sorte com esse grupo", completou.

Outro técnico que foi só elogios aos seus comandados foi Marcelo dos Santos. Ele foi campeão no futsal masculino e feminino de Paragominas. Durante os jogos procurou manter a postura tranquila e defendeu a criação de escolinhas de base para melhorar o futsal paraense. "É na base que criamos o atleta. O futsal é uma modalidade que atrai muitos jovens porque tem herança no futebol tradicional", disse. Sobre os jogos, Marcelo foi enfático. "O Joapa é maravilhoso, fiquei muito emocionado durante a cerimônia de abertura, com o acendimento da tocha olímpica e o desfile das delegações. Para nós que vivenciamos o cotidiano do esporte não poderia existir uma competição melhor. O governo do Estado e a Seel estão de parabéns", disse.

A sexta fase do Joapa 2015 reuniu em Paragominas os municípios de Aurora do Pará, Breu Branco, Irituia, Mãe do Rio, Rondon do Pará, São Minguel do Guamá, Tomé-Açu, Ulianópolis e os donos da casa. Segundo a secretária Maria Aparecida Luciano, o governo do Estado está cumprindo o objetivo de abrir oportunidades para os jovens mostrarem seu talento esportivo, além de criar o desafio às cidades interessadas em abrigar a competição. "Realizar o Joapa é um desafio pela dimensão, pela logística de transporte, alimentação e atendimento em geral. Nesse contexto Paragominas fez o seu melhor, garantindo que cada atleta se sentisse em casa."

O legado, ainda segundo Aparecida Luciano, deu coragem para Paragominas se candidatar à realização dos Jogos Tradicionais Indígenas do Pará em 2016, em parceria com a Seel. "Temos a experiência dos Jogos Nacionais Indígenas, mas sabemos que será um novo momento, mas queremos fazer", destacou, acrecentando ainda que a candidatura foi apresentada por meio de ofício à titular da Seel, Renilce Nicodemos.

O municípo de Paragominas foi o campeão geral da regional sudeste com 30 pontos. Todas as modalidades vencedoras já estão automaticamente classificadas à fase estadual do Joapa que será realizada em Belém, no mês de outubro. 
 
Campeões por modalidades:
1- Basquete masculino
Mãe do Rio - campeão
Rondon do Pará - vice-campeão 

2- Futsal feminino 
Paragominas - campeão
Tomé-Açu - vice-campeão
Mãe do Rio - 3º lugar

3- Futsal masculino
Paragominas - campeão
Ulianópolis - vice-campeão
Rondon do Pará - 3º lugar

4- Futebol de areia feminino
Paragominas - campeão
Irituia - vice-campeão

5- Futebol de areia masculino
Paragominas - campeão
irituia - vice-campeão
Aurora do Pará - 3º lugar

6- Handebol feminino
Rondon do Pará - campeão
Paragominas - vice-campeão

7 - Handebol masculino
Rondon do Pará - campeão
Paragominas - vice-campeão

8 - Voleibol Masculino
Tomé-Açu - campeão
Mãe do Rio - vice-campeão
Beu Branco - 3º lugar

9 - Tênis de mesa - feminino individual
1º - Walbia Alves de Lana - Rondon do Pará
2º - Deise Cristina Raiman - Rondon do Pará
3º - Aline Kley Souza - Tomé-Açu

10 - Tênis de mesa - masculino individual 
1º - Raimundo Lopes Bastos - São Miguel do Guamá
2º - Gean Gomes Albuquerque - Paragominas
3º - Gleison José Santiago - São Miguem do Guamá
4º- Wesley Araujo Gomes - Paragominas

Fonte: Boletim Final Joapa/Seel

Foto: Eliseu Dias - Agência Pará de Notícia