Paraense viaja para Mundial de Surfe

A paraense Deyse Silva, do município de Salinópolis, vai representar o Brasil no campeonato mundial de surfe, ISA World Junior 2016. A competição será realizada em Portugal, nas ilhas dos Açores, entre os dias 17 e 25 de setembro. Ela viaja para a competição hoje, dia 12, acompanhada por seu treinador, Noélio Sobrinho. O técnico teve suas passagens custeadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará (Seel).

Técnico Noélio Sobrinho com a surfista Deyse Silva e a Secretária da Seel, Renilce Nicodemos

Moradora da praia do Atalaia, de Salinópolis, Deyse Silva garantiu sua classificação ao Mundial por ser a líder do ranking brasileiro de surfe da categoria Júnior Feminina - até 18 anos - com 2.880 pontos. Ela é a única paraense no time brasileiro. O time será representado ainda por atletas dos estados do Rio de Janeiro (4), Alagoas (1), Bahia (1), Pará (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rio Grande do Norte (1).

Com 12 anos de surfe, Deyse Silva já participou de competições em vários Estados, representando o Pará. Em 2015 foi campeã brasileira no Circuito Brasileiro de Surf, promovido pela Confederação Brasileira de Surfe. O mesmo torneio que revelou ao mundo os surfistas brasileiros Alexandre Medina e Mineirinho. A competição marca a volta do Mundial Júnior à Europa, que sediou o evento pela última vez em 2008. “Fico muito grata por representar o Brasil e o Pará no mundial de surfe. Quero voltar campeã”, disse Deyse.