Paraense disputa final no mundial de triatlo

O paraense Danilo Pimentel vai disputar neste domingo, dia 18 de setembro, na cidade de Cozumel, no México, a prova final do Mundial de Triatlo. A mais importante prova da temporada 2016 do triatlo vai definir o campeão mundial. A largada da competição masculina está prevista para as 15h06 local (17h06 pelo horário de Brasilia).

Danilo Pimentel é o vice-líder do ranking brasileiro do triatlo, com 6538,57 pontos, e está na 63ª posição no ranking mundial registrado pela WTS (World Triathlon Series). A prova deste domingo vai ser disputada no formato standard, com percurso de 1.500m-40km-10km. A prova promete ser extremamente desgastante, com calor beirando os 30 graus e umidade relativa do ar em 80%.

Cinco dos seis medalhistas Olímpicos no Rio de Janeiro 2016 confirmaram a sua presença na edição XXVII do Mundial, em Cozumel. A prova que será disputada na Ilha das Andorinhas vai reunir cerca de seis mil atletas de 70 países. Grandes nomes do esporte estão na disputa, como medalhistas das Olimpíadas Rio 2016: a norte-americana Gwen Jorgensen (ouro) e Inglês Victoria Holland (bronze), Alistair Brownlee (ouro) e Jonathan Brownlee (prata), do Reino Unido, e o sul-africano Henri Schoeman (bronze).

No auge de sua forma aos 30 anos, Danilo Pimentel começou a praticar natação por indicação médica para combater a asma. Aos 16 anos competiu pela primeira vez em uma prova de triatlo. Em 2005, aos 19 anos, aproveitou um projeto da CBTri e passou a treinar e competir em provas oficiais. Atualmente, o triatleta mora em São Paulo, onde treina com a equipe Cali Triathlon. Em 2008, Danilo entrou para a seleção brasileira de triatlo, após a seletiva da equipe permanente do ciclo olímpico 2009-2012.