Paraense é medalha de ouro em torneio de ginástica artística

O atleta William Vieira Amaral, 14, foi medalha de ouro na categoria iniciante do XXX Torneio Nacional de Ginástica Artística, realizada no Rio Grande do Sul. Os demais Ítalo Raposo Luz, ficou em 4º lugar também na categoria iniciante, João Matheus Silva, segundo lugar na categoria intermediária e Breno Barros Oliveira, 9º lugar, também categoria intermediária. O evento foi realizado no período 15 a 18 de outubro. O grupo esteve na tarde desta terça-feira, 3, na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para agradecer o apoio que garantiu a ida deles ao Rio Grande do Sul. Os ginastas vieram acompanhados do professor Norberto Sarmento, do Núcleo da Universidade do Estado do Pará, que funciona em regime de convênio com Pro Paz, Seel e a Federação Paraense de Ginástica (Fepagin).

Segundo o professor Norberto, o tempo curto de treinamento não impediu que os garotos paraenses fizessem bonito na competição. “O resultado foi um orgulho para os paraenses, uma vez que ficamos entre os dez melhores do País. Nossos adversários foram clubes de tradição como Flamengo (RJ), Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG) e Setor Leste (Brasília)”, disse professor. A ginástica paraense revela talentos como a do ginasta Péricles Foro da Silva, que está na Seleção Brasileira classificada para a Olimpíada do Rio em 2016. A classificação ocorreu no Mundial de Glasgow, na Escócia.

A ginástica no Pará envolve as categorias pré-infantil (9 a 11 anos), infantil (de 12 a 14 anos), juvenil (de 15 a 17 anos) e adulto (acima de 18) nos gêneros masculino e feminino. O Torneio Nacional é o único evento da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), voltado para todas as categorias. A meta é popularizar a modalidade no Brasil e garantir espaço para os atletas que estão iniciando a carreira.