Paraense é campeão mundial de caratê

O paraense Lucas Tainã Amorim Monteiro, de 15 anos, conquistou no último final de semana o título mundial de caratê do oitavo campeonato Wuko & Ad World Cup. A competição organizada pela World United Karate Organization (Wuko) foi disputada em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 11, 12 e 13 de novembro. O carateca de faixa marrom conquistou a medalha de ouro em kata na categoria Júnior +Sênior, de faixa etária que vai dos 18 aos 35 anos; além da medalha de prata na categoria Cadete, com faixa etária dos 15 aos 17 anos - ele perdeu o ouro nesta categoria por apenas um décimo na pontuação. Com a conquista, Lucas Monteiro se classificou para o mundial do ano que vem da Wuko.

Lucas Monteiro é treinado pelo sensei Nobuaki Miyamotona na academia Askepa (Associação de Karate do Estado do Pará), agremiação filiada à Fkepa (Federação de Karate do Estado do Pará). Ele começou a praticar o esporte aos 11 anos, em 2012. Este ano participou da Copa Arnold, que foi realizada em abril, no Rio de Janeiro, e ficou em 3º lugar na modalidade kata.

Escolhido como o melhor atleta de 2015 em sua categoria pela Fkepa, o carateca ficou em terceiro lugar em kata no Campeonato brasileiro de 2016 e no Open Internacional Tsurukai, que foi disputado no último mês de agosto, em Macapá (AP). Lucas Monteiro é o atual tetracampeão paraense e tricampeão da Copa Norte. Ele vai lutar pelo tetra na Copa Norte neste domingo, na Escola de Educação Física da Uepa, na av. João Paulo II.