Paraense é campeão de kart

29/08/2016

Os motores da categoria mais empolgante do automobilismo roncaram alto em Castanhal neste fim de semana. A 3ª edição do Campeonato Norte-Brasileiro de Kart trouxe ao Pará pilotos de todo o Brasil e firmou de vez o Estado como um dos principais polos do kartismo nacional. Em uma pista elogiada pelos competidores e organizadores pelo seu traçado e segurança, o público vibrou nas arquibancadas lotadas com disputas emocionantes e corridas decididas sempre nos últimos instantes.

Fotos: Antonio Darwich (Ascom/Seel)

A 3ª edição do Campeonato Norte Brasileiro foi organizada pela Faem (Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão) e pela Fepauto (Federação Paraense de Automobilismo), com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A competição foi disputada com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A Secretária Renilce Nicodemos esteve presente no evento e participou da premiação aos pilotos.

Cerca de 90 pilotos de todo o país participaram do Norte-Brasileiro, disputado em oito categorias. Dentre eles, nomes de destaque do automobilismo brasileiro, como o piloto da Stock Car, Rafael Suzuki, e Ricardo Zonta (piloto da Stock Car e ex-piloto da Fórmula 1), e Thiago Marques, piloto do Campeonato Brasileiro de Marcas.

O evento contou com a presença de Rubens Gatti, Presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), Giovanni Guerra, Presidente da Faem, e Fernando Maia, Presidente da Fepauto, entre outras autoridades do automobilismo nacional.

Um dos destaques do torneio que é uma das principais competições nacionais de kart foi a conquista do piloto paraense Oswaldo Ferreira. Ele brilhou com um título inédito em sua carreira, ao se tornar campeão da categoria Graduados F4. Osvaldo Ferreira garantiu a sua vitória após abrir boa vantagem na liderança. Em seguida chegaram Manoel Araújo e Gilberto Martins na categoria que foi a terceira a disputar a final.

A Secretária da Seel, Renilce Nicodemos, parabenizou o piloto paraense Oswaldo Ferreira por sua conquista

“Eu posso dizer que realizei um sonho por vencer um campeonato nacional, depois de 20 anos como piloto de kart e após ficar em quarto lugar no Campeonato Brasileiro de 2013. Agradeço aos meus patrocinadores e apoiadores por acreditarem no trabalho da nossa equipe e também à organização do campeonato que foi impecável”, afirmou Oswaldo Ferreira, que após estar na quarta posição na corrida final, se recuperou para assumir a liderança a cinco voltas da chegada. Agora, o piloto paraense se prepara para a disputa da sexta etapa da Copa Brasiliense de Kart Endurance (CBKE), que vai ser em Brasília, no dia 24 de setembro.

Os treinos livres deram a largada para a competição na quarta-feira, dia 24. As tomadas de tempo e a primeira corrida classificatória aconteceram na sexta-feira, 26. No sábado foram disputadas as classificatórias as corridas finais.

Victor Schoma foi o campeão da categoria Junior 2T e foi premiado com um treino na Fórmula 4 Italiana com a equipe Antonelli Motorsport. Em segundo lugar ficou Gianluca Petecof, que ganhou um treino na Ginetta Junior da Inglaterra, com a equipe HHC; em terceiro lugar ficou Henri Forest. Na final, Gianluca Petecof largou na pole position e liderou quase toda a prova, mas foi ultrapassado por Victor Schoma a duas voltas para o fim. Na última curva, Petecof ultrapassou Schoma e venceu a corrida, mas a sua manobra foi julgada como irregular pelos comissários da prova e Schoma foi o campeão.

Na categoria Novatos 2T , o campeão foi Luis Keiji, que recebeu como premiação uma vaga com 50% de subsídio para uma etapa da Sprint Race Brasil. João Victor foi o segundo colocado e Felipe Branco foi o terceiro. Na Super Sênior 2T , Francisco Souza foi o vencedor, com Flávio Menezes em 2º e Raimundo Serra em 3º.

Na Sênior A, Marcelo Medeiros e Rafael Suzuki faziam um duelo acirrado quando o piloto da Stock Car teve de entrar para os boxes quando liderava a corrida para prender seu para-choque traseiro. Assim, Medeiros garantiu o título e ganhou uma vaga com 100% de subsídio para participar de uma etapa da Sprint Race Brasil. Tricampeão brasileiro de kart, Rodrigo Piquet terminou em 2º lugar e também garantiu uma vaga em etapa da Sprint Race, e Júnior Pinto, de Imperatriz, em 3º.

A final da Novatos e Super Sênior F4 foi uma das mais emocionantes do dia, com uma diferença de apenas 0.015 entre o vencedor Mauro Folha e Maurício Alves. Carmo Neto ficou em 3º com menos de um segundo de desvantagem para o segundo colocado. Fabio Monteiro foi campeão da categoria Super Sênior, seguido por Valdecir Dias e Nivaldo Rodrigues.

O Norte Brasileiro foi encerrado em grande estilo com a disputa da Graduados 2T. Di Mauro foi o campeão e ganhou um treino de F3 Inglesa com a equipe HHC. Medeiros chegou em 2º e Victor Schoma em 3º, ganhando um treino de F3 Brasil com a equipe PropCar. Gabriel Silva, 4º colocado, foi premiado com um treino de Ginetta Junior com a HHC. Todos os primeiros colocados ganharam um chassi Mini, enquanto os 2º colocados tiveram isenção dos valores de inscrição, aluguel de motores e pneus, e os 3º lugares tiveram isenção de pneus.

Ricardo Zonta ficou impressionado com a qualidade da pista e com a estrutura do kartódromo de Castanhal

Já o experiente Ricardo Zonta mostrava entusiasmo de iniciante na disputa do Norte-Brasileiro. Ele, que começou a pilotar no kart e já correu pela Fórmula 1, pela GT e corre pela Stock Car, exaltava o prazer de competir: “É muito legal voltar ao kart. Fiquei positivamente surpreso com a estrutura do Kartódromo de Castanhal, e fui muito bem recebido por todos. Eu fiquei feliz pelo convite da organização do campeonato de participar, por causa do prazer que eu tenho de correr. Além disso, depois de fazer a pole position na Sprint Race  em Interlagos, correr de kart é uma ótima forma de me manter em atividade antes da Corrida do Milhão", comentou Zonta.

Texto e fotos: Antonio Darwich (Ascom/Seel)