Paraense é campeão da Semifinal 2 do Campeonato Brasileiro de Xadrez

O paraense Nelson Moraes sagrou-se campeão da Semifinal 2 (Norte e Nordeste) do 83º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, realizada nos últimos dias 12, 13, 14 e 15 em Natal (RN). Nelson Moraes competiu como representante da Federação de Xadrez do Pará (Fexpa) e classificou-se para disputar a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez. A Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Pará (Seel) apoiou a Fexpa na disputa da competição, através do custeio das passagens aéreas dos atletas paraenses até Natal.

O Campeonato foi promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e organizado pela Federação Norteriograndense de Xadrez, com objetivo de classificar quatro enxadristas da Semifinal 2 para a fase final, além de um suplente, de acordo com as condições previstas no Regulamento de Torneios da CBX. Outra meta do torneio foi proporcionar o intercâmbio e movimentação do Rating Fide e CBX dos participantes.

A Semifinal 1 da competição nacional havia sido disputada em Goiânia e definiu a classificação de Andre Diamant, que representou Goiás na etapa. André Diamant voltou a se classificar para uma final de Campeonato Brasileiro para tentar o seu segundo título, após a conquista do título de 2008.

Já Nelson Moraes voltou a jogar no Pará há alguns anos. Como vários eventos foram realizados na região Norte este ano, ele está bem treinado para enfrentar os seus adversários na fase decisiva. Nelson foi campeão brasileiro Sub 16 anos nos anos 2000 e tinha dado uma pausa em sua carreira de enxadrista para se formar em Advocacia.

Segundo a Confederação Brasileira de Xadrez, as duas semifinais do Campeonato Brasileiro foram disputadas de forma emocionante. Os classificados para a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez na Semifinal 1 foram André Diamant (1º lugar), Vitor Roberto (2º), Rafael Figueiredo (3º) e Renato Quintilhano (4º). O primeiro reserva é Everaldo Matsuura. Na Semifinal 2 se classificaram Nelson Moraes (1º lugar), Maximo Iack (2º), Carlos Henrique Lopes Pinto (3º) e Jatobá (4º). O suplente é Andrey Neves.

A Semifinal 2 do 83º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez foi disputada pelo Sistema Suíço em sete rodadas, com auxílio do Programa Swiss Manager, com o ritmo de 1h30 com acréscimo de 30 segundos por lance, desde o lance 1 ou 2h ko.