Paraense é campeã mundial de Jiu-Jítsu Esportivo

A atleta paraense Ruth Helen, 11, é campeã mundial de jiu-jítsu esportivo. O título foi conquistado em evento realizado no período de 14 a 17 de julho, em São Paulo. A atleta disputou na categoria infantil B, faixa amarela, meio pesado até 38,500kg. O certame foi realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Esportivo (CBJJE), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A atleta esteve com seus pais na manhã desta quinta feira, 28, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) para agradecer o apoio recebido.

Falando um pouco sobre sua careira, Ruth contou que começou a lutar aos sete anos de idade, por orientações médicas, mas o amor pelo esporte foi maior e aos oito anos entrou nas competições.  A rotina da atleta divide horário de escola pela manhã e treinos puxados com até sete horas de duração. O resultado é positivo com 35 medalhas conquistadas e não perde nenhuma luta desde novembro de 2015. “Foi amor à primeira vista pelo jiu-jítsu. Eu gosto de sentir o contato com o chão”, comentou a atleta.

“Por ser prática aprendeu as técnicas do esporte com facilidade e nós percebemos que ela tinha capacidade de competir, desde então Ruth Helen não parou e vem vencendo a cada ano. Vida de pai de atleta é complicada, é um corre-corre, mas pelo sorriso dos filhos fazemos o que for preciso”, disse, Moisés Cunha, pai da atleta.