Outdoor Challenge vai agitar Marajó dia 28 de novembro

Dezenas de ciclistas do Pará, Maranhão, Tocantins, Amapá e Amazonas vão disputar o Outdoor Challenge, na ilha de Marajó, no próximo dia 28 de novembro. A prova será realizada em pleno verão marajoara em meio à poeira provocada pelo calor e terreno esburacado das fazendas.  A competição é de mountain bike e terá dois percursos, um de 75 Km e outro de 150 Km. A prova foi elaborada pelo grupo de esportistas da Associação Outdoor Challenge com suporte do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e objetiva combinar esportes de aventura com atrativo turístico na Amazônia. As inscrições terminam dia 09/11. A largada e a chegada da prova será no município de Salvaterra. 

“O Pará saiu na frente entre os estados amazônicos em maratonas de mountain bike”, afirma Rubens Campos, diretor de prova. Para os ciclistas, a ilha de Marajó abriga um tipo de terreno incomparável: a terruada modelada pelas pisoteadas dos búfalos sobre o solo úmido na época de transição das chuvas para o verão. Já no alto verão, com o clima extremamente seco, os buracos deixados pelos búfalos dão forma ao terreno duro e esburacado, que os ciclistas terão que superar se quiserem vencer o desafio.

“É um terreno ao mesmo tempo temido e admirado, difícil de pedalar e por isso mesmo tão atraente para os atletas”, explica Rubens. “Não é à toa que todos receberão medalhas ao cruzar a linha de chegada. Esta é uma prova dura, mas totalmente possível de ser conquistada por ciclistas avançados e esportistas que se desafiam. Parte dos atletas vai pedalar contra o relógio. Mas a maioria dos esportistas vai lá para se superar e concluir o percurso. Uma experiência pra guardar pra vida”. Afonso Ramôa, um dos organizadores, avisa que no Marajó a prova vai repetir a experiência das competições de mountain bike realizadas anteriormente pela OC em Bujaru e Salinas: percurso duríssimo que combina pistas de velocidade com terrenos complicados. “Vai ser lama e poeira, areia, erosão. E terruada, claro. Tudo junto e misturado! Quem tiver domínio e evitar descer muito da bike nas áreas complicadas vai garantir tempo e posição no ranking”. 

Serviço - A Outdoor Challenge Marajó está com inscrições abertas até próximo dia 09 de novembro pela internet no endereço www.bit.ly/ocmarajo. Mais informações em www.facebook.com/OutdoorChallengeBR.

Colaboração - Alan Cativo – assessor de imprensa do evento

Foto: Divulgação