Outdoor Challenge de Mountain Bike vai para o Marajó

A Ilha de Marajó será o local para o próximo evento do Outdoor Challenge de Mountain Bike, segundo informou o diretor de provas Rubens Campos, logo após a etapa de Salinas. A Associação Esportiva Outdoor Challenge tem apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A etapa do Marajó será realizada em novembro nos dias 14 e 15. “O turista de lazer vai ao Marajó para repousar e curtir o clima que só a ilha de Marajó tem. Mas o turista-atleta de mountain bike vai para encarar um dos terrenos mais admirados e temidos da modalidade”, destaca Rubens Campos. A prova não será fácil, considerando que o terreno estará na famosa “terruada”, ou seja, modelado naturalmente pelas chuvas e pisoteadas de búfalos das fazendas marajoaras. “Atravessar esse terreno sob o calor do alto verão marajoara em novembro é digno de medalha”, comenta o diretor de prova.

A última etapa do circuito Outdoor Challenge de Mountain Bike foi realizada em Salinópolis, na região nordeste paraense. A trilha foi distribuída pelas estradinhas nas matas no entorno da rodovia PA-124, no trecho entre os municípios de São João de Pirabas e Salinópolis. Mais de cem atletas do Norte e Nordeste disputaram a prova organizada pela Associação Esportiva Outdoor Challenge e incentivada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e Sistema Fiepa. Quem estava em Salinas curtindo o feriado da Semana da Pátria testemunhou a beleza do circuito com bikes pilotadas por atletas de alto nível. Circuito teve um percurso de 60Km (categoria Explorer) e 120 Km (categoria Adventure). Os campeões concluíram o percurso em menos de 6 horas, numa prova agendada para 12h de pedal e que atraiu ciclistas de diversas cidades do Pará, Maranhão, Tocantins, Amapá, Amazonas e Minas Gerais.

 

“A competição Outdoor Challenge Salinas foi uma demonstração do resultado positivo ao Pará à medida que combinamos esporte, natureza e aventura”, avalia Alan Cativo, diretor de prova. “Os cenários amazônicos são um grande circuito ao ar livre para a prática de esportes, enquanto aquece o turismo, gerando emprego e renda. O governo do Estado e o município de Salinas e São João de Pirabas estão apostando nesse novo segmento. O resultado está aí: ciclistas de cinco estados, seus amigos e familiares, visitaram um dos pontos mais charmosos do litoral amazônico”, comentou o Alan Cativo.

Segurança - Durante a prova, os competidores tiveram apoio de vários órgãos de segurança e saúde: Sespa, Segup, Detran, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros formaram uma só equipe na infraestrutura da prova. A prefeitura de Salinópolis e a Secretaria de Turismo Local se juntaram aos anfitriões do evento para garantir o sucesso da prova. Um time de mecânicos credenciados da Ciclor estave pronto para atender os pilotos e suas bikes. Ao final da prova, a equipe da Amazon Outdoor promoveu a lavagem das bikes dos atletas, enquanto atletas receberam massagem muscular regenerativa pela equipe da Adeventure Bikes.

Confira os campeões dos 120 Km

Masculina

Cassio Augusto Stremel e Jefferson Pereira, da equipe Ciclo Amazonas e Mota Cycle Team – bicampeões Outdoor Challenge nas provas Bujaru e Salinas

Mista

Marlúcia Almeida e Anderson Lopes, da Surubim

Feminino

Neide Silva e Marineia de Sousa, da GTC Girls