Município de Abaetetuba é campeão na fase Baixo Tocantins dos Jogos Abertos 2015

A primeira fase dos IX Jogos Abertos do Pará (Joapa), que começou na última quarta-feira, 10, se encerrou neste domingo, 14, na cidade de Barcarena, região do Baixo Tocantins do Estado. A competição, que é disputada desde 2005, é uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A equipe do município de Abaetetuba foi a grande campeã desta fase.

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, recebeu no sábado, 13, o troféu Responsa 2015, que é uma das novidades desta edição 2015 do Joapa. O prêmio é concedido aos gestores que investem nas práticas esportivas e dão apoio à realização de grandes eventos do esporte amador, como é o caso do Joapa. “Esse é um reconhecimento pelo grande apoio que o prefeito Antônio Vilaça deu aos nossos jogos”, afirmou o diretor do Departamento Técnico da Seel, Luiz Haroldo da Silva. Esta foi a sétima vez que Barcarena recebeu os Jogos Abertos. A segunda vez consecutiva.

As disputas de basquetebol, voleibol, futsal e handebol, além das duas novas modalidades deste ano – futebol de areia e tênis de mesa – começaram na quarta-feira, 10, quando também houve a abertura oficial do Joapa 2015, no ginásio Municipal de Barcarena. Na sexta-feira, 12, os primeiros campeões começaram a ser conhecidos, no caso, os de tênis de mesa.

No masculino, os campeões de tênis de mesa foram, pela ordem, Andrey Barreto (Barcarena), Josenildo Correa (Barcarena), Samuel (Acará) e Laércio Silva (Abaetetuba); no feminino, as vencedoras foram Rosicléia C. da Silva (Barcarena) e Hevelin Furtado (Barcarena).

Ainda no sábado, o prefeito Antônio Carlos Vilaça e o deputado estadual Renato Ogawa entregaram medalhas para os melhores do basquete feminino e do tênis de mesa.

Barcarena e Abaetetuba se alternaram nos primeiros lugares do Joapa, e a competição terminou com Abaetetuba obtendo 43 pontos, apenas um à frente de Barcarena. A equipe de Barcarena venceu a de Abaetetuba no basquetebol masculino. O titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barcarena (SEMJEL), Ademir Souza, e o vereador de Barcarena, Júnior Ogawa, entregaram premiação desta modalidade.

A equipe de Abaetetuba venceu no handebol feminino e no vôlei masculino. No handebol masculino, Abaetetuba venceu a equipe de Tailândia e foi campeã, no handebol masculino, e também venceu Barcarena no futsal masculino.

O presidente da Câmara de Vereadores, Junior Ogawa, entregou as medalhas para as atletas do futebol de areia feminino de Barcarena e de Abaetetuba, equipe vencedora da final.

A prefeitura caprichou para realizar o evento deste ano, revitalizando o ginásio municipal com nova pintura e iluminação. Além disso, firmou parceria com o Cabana Clube para a realização das partidas de vôlei na Vila dos Cabanos e providenciou infraestrutura necessária para acolher as delegações vindas dos municípios do Baixo Tocantins.

A população respondeu positivamente ao chamado para comparecer às competições. Em todas as disputas, o público lotou as arquibancadas para torcer por seus respectivos times. “Barcarena foi show de bola”, comentou a assessora da Seel, Ana Júlia Chemont, ao conversar sobre os jogos com o prefeito Antônio Carlos Vilaça. “Foi uma honra receber os atletas”, disse o prefeito.

O Joapa 2015 será disputado em mais sete fases regionais, tendo a grande final em Belém, em setembro deste ano. A próxima fase será em Santarém, no Baixo Amazonas, região oeste do Pará, de 22 a 28 deste mês. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barcarena).

 

Texto: Dedé Mesquita - Ascom/ Seel

Fotos: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barcarena