Muita animação na abertura dos Jogos de Integração do Vida Ativa

Os Jogos de Integração do Programa Vida Ativa na Terceira Idade foram abertos hoje (22/11) de manhã, no estádio Mangueirão, em meio a muita animação dos idosos que participam do projeto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A oitava edição dos Jogos organizados pela Seel tem como tema “A valorização do idoso na família e sociedade”. A solenidade de abertura contou com a presença dos idosos participantes dos polos do programa, professores e árbitros da competição, além da diretora do Departamento Técnico de Esporte e Lazer (Dtel) da Seel, Kátia Rocha, e do secretário-adjunto Aristides Hage.

Os VIII Jogos de Integração do programa Vida Ativa na Terceira Idade serão disputados até o dia 25, com a participação dos integrantes dos seis núcleos do programa, dos municípios Belém e Ananideua, que irão competir em diversas modalidades esportivas. Participam da competição dos núcleos da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), do Grêmio Literário Português, da sede social do Clube do Remo, do Hospital Abelardo Santos, do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) e da Tuna Luso Brasileira.

O Vida Ativa na Terceira Idade é um programa da Seel que atende de forma gratuita o público acima dos 50 anos com atividades físicas e recreativas. O objetivo dos jogos é integrar os idosos dos seis núcleos do Programa Vida Ativa, proporcionando momentos de lazer e confraternização. Ao final das competições serão escolhidos o rei e a rainha dos jogos.

Após a execução do hino nacional, a solenidade foi aberta com apresentação de dança das meninas do projeto Talentos Esportivos Seel. Em seguida, houve apresentação de dança, desfile das delegações de atletas, exibições dos Reis e Rainhas de cada núcleo, desfile da tocha e acendimento da pira olímpica. A cerimônia foi encerrada com discursos da diretora do Dtel, Kátia Rocha, e do secretário-adjunto Aristides Hage.

As competições esportivas começam amanhã, dia 23, com provas de atletismo, corrida, revezamento e caminhada atlética, a partir das 7h30, no estádio Mangueirão. Na quinta-feira, 24, o campeonato segue com as competições coletivas, como vôlei e queimada, e jogos de salão, dama e dominó, no Clube da Tuna Luso Brasileira, na avenida Almirante Barroso. No último dia, sexta-feira, 25, a partir das 7 horas, serão disputadas provas aquáticas, como nado livre e pedaladas com boias macarrão, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), na rodovia Mário Covas.

Para o Secretário Adjunto da Seel, Aristides Hage, o Vida Ativa é um programa que agrega a união das pessoas e valores. “Estamos felizes por proporcionar essa união, essa troca de saberes, é muito importante manter esta força, de colocar a Seel à frente desse programa e contar com o apoio de parceiros para que o Vida Ativa possa crescer cada vez mais e que a atitude desses idosos possa ser um incentivo para as novas gerações”, afirmou Aristides Hage.

A diretora do Dtel, Kátia Rocha, afirmou que o evento cresce a cada ano e promove qualidade de vida para os idosos: “Na abertura dos Jogos eles estiveram super empolgados, contagiantes e participativos, a cada ano a participação dos idosos é maior. Nós percebemos que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo do Estado tem trazido um resultado positivo em razão da qualidade de vida que tem melhorado bastante para os idosos” disse Kátia Rocha.

Maria Lucia Magno, de 66 anos, foi uma das atletas que conduziram a tocha durante a cerimônia. Ela faz parte do polo Asalp e disse que o programa lhe trouxe grandes benefícios: “Graças ao projeto hoje estou mais ativa, não sinto mais dores, não tenho mais depressão, hoje me sinto bem. Já estou no projeto há bastante tempo, para mim é um prazer participar de evento como esses. Adoro as professoras, são pessoas anteciosas e muito compreensivas”. Entusiasmada, ela disse também que já esta preparada para os Jogos: “Participei dos treinos nos últimos encontros, vou competir em várias modalidades, pedalada, vôlei, queimada, corrida de 100 metros e corrida de revezamento”, diz Maria Lucia.

Manoel Cardoso, de 69 anos, que faz parte do polo da Tuna Luso, promete ganhar na prova de natação: “Vou competir na natação, pretendo vencer a prova, pois sou muito bom em natação”. Manoel afirma que o projeto melhorou sua vida: “Sempre me senti ativo, mas algumas vezes nos sentimos deprimidos em casa e o projeto veio para suprir esse tempo vazio do dia a dia. Hoje me sinto mais ativo e feliz”.

Para Rosilda Farrapes Sousa, de 60 anos, que faz parte do polo EOP há um ano, o projeto é maravilho. Ela começou a participar através de um convite de uma amiga e hoje é ela quem convida outros a participar do Vida Ativa: “O projeto ajudou na minha socialização, na melhora da minha saúde física, no meu  equilíbrio emocional. Hoje me sinto mais alegre, pois acordo cedo e tenho pra onde sair, sinto um prazer em ir todos os dias para o polo. Quero fazer parte do projeto por muito tempo e alargar meu ciclo de amizade. Quando encontro pessoas fazendo atividades sozinhas na rua e percebo que já são da terceira idade, eu falo bem do projeto e as convido para conhecer”, afirmou. Rosilda vai competir na caminhada. “Como eu tenho artrose, vou  participar apenas da caminhada de 200 metros, pois  não posso correr, mas se eu pudesse iria correr também”, garante.

O Programa Vida Ativa oferece diversas atividades esportivas para idosos acima de 50 anos, como vôlei, ginástica e alongamento, além de aulas de artesanato. Para se inscrever no Programa o idoso deve apresentar cópia da Carteira de Identidade, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e atestado médico comprovando que está em boas condições de saúde em algum dos polos de atendimento do programa: Tuna Luso Brasileira, Centro Educacional Triunfo, Uepa, Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), Hospital Abelardo Santos e o Estádio Olímpico do Pará (EOP - Mangueirão).

Para mais fotos: http://seel.pa.gov.br/galeria/fotos/abertura-viii-jogos-de-integra%C3%A7...

Texto e foto: Antonio Darwich / Ascom Seel