Marituba sedia, até domingo, a quinta fase dos Jogos Abertos do Pará

O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, está sendo sede dos Jogos Abertos 2015 (Joapa) pela primeira vez. Para o prefeito local, Mário Filho, o evento é um grande ganho para a comunidade estudantil. O gestor recebeu o troféu "Responsa" das mãos da titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Renilce Nicodemos. O troféu é o reconhecimento da Seel, coordenadora dos Jogos, aos gestores públicos que aderem à competição e se propõem a realizar a programação em parceria com o Governo do Estado.

O troféu "Responsa" também foi entregue aos representantes das delegações de Ananindeua, André Batista; de Curuçá, Clemildo Augusto; de Igarapé-Açu, professor Gleison França; de Maracanã, Wagner da Silva; de Terra Alta, Paulo Alexandro; de Vigia de Nazaré, Paulo Junior; São Domingos do Capim, Landonilton Araújo; e de Marituba, Lena Cristina. As delegações desfilaram, fizeram juramento e acompanharam o acendimento do fogo olímpico.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer de Marituba, Jorge Santa Brigida, os jogos representam a celebração das diferenças. "Cada município aqui representado trás consigo suas características e suas riquezas culturais e sociais. A cidade de Marituba se sente honrada em poder abrigar as delegações. Sejam bem-vindos", disse.

Já o prefeito Mário Filho, destacou a construção do ginásio municipal como ferramenta importante para a realização de competições esportivas. "A construção desse ginásio estava parada há 12 anos e graças à ajuda do governador Simão Jatene conseguimos terminar a obra e entregá-la à comunidade de Marituba", revelou.

Já a secretária Renilce Nicodemos agradeceu o apoio da prefeitura de Marituba e falou sobre o orgulho em poder realizar o Joapa. "Quero deixar minha mensagem de carinho aos participantes e desejar boa sorte a todos os atletas", disse a titular da Seel. A cerimônia de abertura do Joapa, fase de Marituba, ocorreu na última quinta-feira, 20, no Ginásio Municipal da cidade.

Disputas - A fase do Nordeste 1 do Joapa 2015 corresponde à quinta fase da competição. As modalidades em disputa são handebol, futsal, futebol de areia, voleibol, tênis de mesa e basquete. Todas nas categorias masculino e feminino. Neste domingo, 23, acontecerá a premiação dos campeões que ficam automaticamente classificados para a fase estadual, programada para outubro, em Belém.