Maria dos Remédios é a Rainha das Rainhas do Carnaval da Terceira Idade 2015

A senhora Maria dos Remédios de Souza, aposentada, de 70 anos de idade, foi escolhida, na noite desta quarta-feira, 11, a Rainha das Rainhas do Carnaval da Terceira Idade, em concurso realizado pelo programa Vida Ativa na Terceira Idade, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em meio a muita alegria, animação e entretenimento, durante o Baile de Carnaval da secretaria.

Com a fantasia “Escandalosa”, Maria dos Remédios foi a quinta candidata a pisar na passarela montada na sede do Grêmio Literário Português, onde o baile foi realizado. Ela era a mais velha entre as nove candidatas que desfilaram.

A fantasia de Maria dos Remédios – que integra há quase 20 anos a Associação da Terceira Idade do Curió - era toda branca, com detalhes em azul. E ela tinha torcida organizada e muito animada para ajudá-la. Em dois minutos, Maria, usando a música “Escandalosa”, encantou público e jurados. A música tema da candidata ficou imortalizada na voz da cantora Emilinha Borba.

Maria dos Remédios disse que a fantasia era de glamour. “Busca resgatar um passado que não volta mais”, explicou a idosa. Após ser eleita, ela dedicou o prêmio à família. “Estou muito feliz. Quero dedicar esse título aos meus dois filhos e dois netinhos. É um sonho que se realizou”, disse. A idosa mostrou uma forma física invejável. “Sou hipertensa e diabética, por isso não posso parar as minhas atividades físicas. Amo dançar. É o exercício que mais gosto de fazer, mas faço ainda caminhadas e outros exercícios diários”, completou.

O concurso premiou também as Princesas do Carnaval. A primeira princesa foi Maria de Lourdes Nascimento, de 62 anos, integrante do Sesi Ananindeua, com a fantasia “Ouro Puro”; e Rosemary Campos de Assis, eleita a segunda princesa. Ela faz parte do grupo Saúde, Fé e Esperança, do Barreiro, e usou a fantasia “Princesa”.

Festa

Pelo 15º ano consecutivo, a Seel promoveu o Baile de Carnaval da Terceira Idade, que reuniu mais de mil idosos de cerca de 40 instituições que mantêm grupos de terceira idade na Região Metropolitana de Belém e no interior. Este ano, houve a participação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Colares, na região nordeste do Estado.

O grupo que teve a responsabilidade de escolher a Rainha das Rainhas do Carnaval da Terceira Idade foi formado por um júri técnico – que analisou os quesitos fantasia, coreografia, simpatia e conjunto -, pela coreógrafa e bailarina Luciana Magalhães e a dupla Júnior Manzinny e Ocir Oliveira, estilistas da fantasia “Abracadabra”, vencedora do concurso Rainha das Rainhas do Carnaval 2015. Já no júri convidado estavam o professor de dança Marcelo Riva e a cantora da banda Orlando Pereira – que animou a festa – Alessandra Karine.

Para a titular da Seel, Renilce Nicodemos, é um grande prazer para a secretaria organizar o baile. “O programa Vida Ativa na Terceira Idade é uma das ações que mais nos dá retorno social na secretaria. Temos nove polos de atendimento e alcançamos mais de 1.400 idosos. É uma felicidade e, quando os vemos assim, tão animados, percebemos que estamos caminhando muito bem nessa área de atendimento”, disse a secretária.

Animação não faltou para Maria Auxiliadora Campos, de 61 anos. Integrante também da Associação da Terceira Idade do Curió, ela torceu bastante pela colega de grupo. “Maria dos Remédios mereceu o título. Foi a mais desembaraçada e dançou muito bem”, opinou. “E, olhe, eu estou amando esse baile, nunca me diverti tanto”, finalizou, indo para a pista para continuar dançando.

Serviço: As inscrições para novos integrantes dos polos do programa Vida Ativa na Terceira Idade se iniciam na segunda-feira, dia 23. Outras informações pelo telefone (91) 3201 2323.

Texto: Dedé Mesquita

Fotos: Eliseu Dias / Ag. Pará