Maratona de Canoagem é disputada em Santarém

A 17ª edição 2016 da Maratona de Canoagem do Sairé, tradicional competição que faz parte das festividades do Sairé, vai ser realizada neste sábado dia 17 de setembro, em Santarém. O evento terá outras provas no sábado e também no domingo, com modalidades e trajetos diversos em disputa. A competição faz parte do Campeonato Paraense de Canoagem Velocidade e Maratona e é organizada pela Federação de Canoagem do Estado do Pará (Fecaepa), com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (Ascae) organiza as provas de velocidade e a Maratona de K1 Olímpico de 15km.

São aguardados para competição aproximadamente 40 canoístas. O congresso técnico da prova acontece hoje, dia 15. A competição será supervisionada por componentes da Confederação Brasileira de Canoagem e da Federação Paraense de Canoagem. 

A largada da Maratona de Canoagem do Sairé está marcada para as 8 horas de sábado, 17, em frente ao Museu João Fona, e a chegada será na praia do Cajueiro, em Alter do Chão. O percurso terá um trajeto de 36 quilômetros e os três primeiros colocados receberão troféus e medalhas. Na Maratona, serão usados caiaques duplos, barcos oceânicos duplos e catabatiik duplos. No mesmo dia, em Alter do Chão, serão disputadas provas de velocidade de 200m, 500m e 1.000 metros.

No domingo, acontece a Maratona Olímpica com trajeto de 18 quilômetros. Nesta prova serão usados barcos K1 Olímpicos para atletas profissionais da modalidade olímpica, as categorias infantil e menor serão usados barcos K1 Escola para iniciantes. Na categoria cadete também serão usados o K1 Escola. Os competidores da categoria sênior usarão barcos K1 Olímpico.

As provas da manhã de sábado serão disputadas por competidores amadores. Os atletas profissionais irão competir no sábado à tarde e domingo pela manhã, nas provas válidas pelo Campeonato Paraense.