Leão vence II Regata do Campeonato Paraense de Remo

O Clube do Remo venceu a II Regata do 101º Campeonato Paraense de Remo realizado na manhã deste domingo, 29, na baía do Guajará, em frente à Estação das Docas, centro de Belém. O Paysandu ficou em segundo lugar e a Associação Guajará, em terceiro. A Regata somou 12 provas, cada uma valendo um ponto. A decisão foi emocionante, pois Remo e Paysandu estavam empatados na somatória de pontos e decidiram a regata na prova mais esperada da competição com barco oito gigante sub-23. O Remo levou a melhor e venceu com boa vantagem ou com "um barco", como dizem os amantes da modalidade, de diferença. A torcida azulina fez muita festa. No quadro geral Remo e Paysandu estão empatados pois os bicolores venceram a primeira regata no início do ano. O Campeonato Paraense de Remo prevê um total de cinco regatas para definir o campeão da temporada de 2016. A competição é tradicional e reúne uma torcida apaixonada. Segundo o presidente da Federação, Luciel Caxiado, só o Rio de Janeiro realiza provas tão atraentes quanto o Pará. "A Estação das Docas foi um presente para nós. Eu conheço a estrutura de outros Estados e a Estação das Docas é um dos melhores pontos do País por se tratar de um complexo turístico de lazer, gastronomia e esporte", elogiou.

A Fepar aproveitou o aniversário de 16 anos da Estação para homenagear o secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, que idealizou o complexo turístico a partir dos armazéns construídos pelos ingleses. Bastante emocionado, Luciel Caxiado entregou uma placa de honra ao mérito como reconhecimento ao trabalho do arquiteto, que também assina os projetos Feliz Lusitânea, Mangal das Garças e Portal da Amazônia. Em seu breve discurso, Paulo Chaves agradeceu e disse que a Estação é um exemplo de uso correto do dinheiro público e pediu para que todos zelem pelo espaço.  "Os Governos mudam, mas sociedade precisa estar atenta para que o trato com o bem público seja mantido", disse, confessando ser um torcedor das provas de regata. "Não vou dizer para que clube eu torço, mas gosto muito de assistir a competição", completou. A diretora de Eventos da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Ana Júlia Chermont, representou a secretária Renilce Nicodemos na entrega da premiação das campeões.
O presidente do Clube do Remo, André Cavalcanti, também prestigiou os campeões e a diretoria náutica azulina. A II regata foi aberta as 8h30 com a prova single skiff masculino Master E com distância de mil metros.

A largada dos barcos ocorreu no Complexo Ver-o-Rio. Das doze provas, o Remo venceu seis; o Paysandu ganhou cinco e a Associação Guajará venceu a prova four skiff (4x) masculina master C. O júri da regata foi presidido por Orisval de Nazareth Barbosa. A realização é da Fepar com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Prefeitura de Belém, Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Confederação Brasileira de Remo.