Kung Fu de Ponta de Pedras disputa campeonato em São Paulo

A delegação de Kung Fu de Ponta de Pedras, município do arquipélago do Marajó, vai disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade na cidade Taubaté (SP), no período de 26 a 29 de agosto. As passagens foram concedidas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e foram entregues na manhã desta quinta-feira, 16, em Belém. A delegação, chefiada, pelo professor Leonardo Cordeiro Absolão, embarcará com vinte atletas, um número recorde, considerando que em 2014, foram apenas cinco pessoas. “O apoio da Seel foi fundamental para aumentar nossa confiança e nossa chance de medalhas na competição”, destacou. A delegação foi recebida pela secretária Renilce Nicodemos.

O Kung Fu no Marajó está sendo desenvolvido por meio do trabalho social do professor Absolão, que mais recentemente organizou a Liga Sanda Paraense de Kung Fu, que por sua vez, é vinculada à Liga Sanda Brasil, que vai promover o campeonato em São Paulo. “A Liga é importante porque abre mais oportunidades para o gerenciamento dos recursos e agregação de valores. Temos interesse em crescer e oferecer mais condições aos nossos atletas”, disse o presidente, que também destaca ser muito importante a prática do esporte na região marajoara. “Os jovens precisam de oportunidades e nós, juntamente com a Seel, estamos oferecendo essa oportunidade”, completou.

Luta – Juntamente com o Kung Fu, a Liga Sanda está incentivando a prática da Luta Marajoara entre os moradores de Ponta de Pedras. No próximo dia 26, deste mês, haverá um campeonato reunindo homens e mulheres. O local da competição será a praia da Mangabeira. O vice-presidente da Liga Sanda Paraense, Kiyoshi Siqueira, chama atenção para o detalhe de a entidade ser a pioneira na ideia de promover a luta marajoara como competição e não só como exibição tradicional da região.