Judoca paraense traz medalha de torneio disputado em Teresina

Uma delegação paraense composta por 100 judocas de 15 centros de artes marciais de Belém, foi a grande vitoriosa de um torneio de judô, disputado em Teresina (PI), no último domingo (12). Quatorze dos atletas da delegação foram premiados, dentre eles, Carlos Henrique Cardoso, de 13 anos, judoca que recebe apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e que conquistou a medalha de bronze, de terceiro lugar, no Campeonato Brasileiro de Judô Região 1.

Carlos Henrique começou a praticar o Judô aos seis anos no projeto Mais Educação do Ministério da Educação, aplicado nas escolas públicas para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral.

O judoca não informou aos pais dele que havia se inscrito no projeto, que funciona na Escola Estadual Professor Santana Marques, no conjunto Panorama XXI, no bairro da Nova Marambaia, onde ele estudava. Apenas à mãe ele disse quando foi selecionado dentre os melhores para treinar em uma academia. A mãe do garoto tinha medo de que ele, tão pequeno, se machucasse seriamente.

O atleta acrescenta que é filho único, mas desde cedo descobriu o que queria. “Sempre treinei, apesar das muitas dificuldades financeiras. Minha família não tem condições de me manter nos treinamentos, e se não fosse o apoio da Seel, hoje eu não seria o orgulho de minha família. Estou treinando para em breve trazer uma medalha de ouro para o Pará”, disse o atleta.

O judoca começa a se preparar para a seletiva do Campeonato Brasileiro, em junho, em Marabá (PA), e para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em agosto no Mato Grosso do Sul.

 

Texto e foto: Nilde Gomes - Ascom/ Seel