Judoca paraense conquista medalha de ouro no Brasileiro de Veteranos

A judoca paraense Alcilene Costa de Magalhães conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata 2016, realizado pela Federação Baiana de Judô (Febaju), com chancela da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O torneio foi disputado nos dias 5 e 6 de novembro, em Salvador, na Bahia. O campeonato contou com a participação de cerca de 400 atletas de 26 Estados. A atleta representou o Pará na competição com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), através de custeio de suas passagens.

Com o título, Alcilene garantiu a sua vaga para o Campeonato Mundial de Master de 2017, já que o torneio nacional em Salvador foi uma seletiva ao Mundial. No Brasileiro de Kata, São Paulo foi o campeão com seis ouros. Já no Brasileiro de Veteranos, a Bahia ficou em primeiro no quadro geral de medalhas, seguido por São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O Pará conseguiu uma única medalha na competição, o ouro de Alcilene de Magalhães.

Alcilene Costa de Magalhães, judoca máster 2 (a partir de 35 anos) de 48 anos e da faixa marrom, e compete na categoria F4 - Feminino Meio Médio (‐63kg). Ela começou a praticar a arte marcial há cinco anos e compete pela academia Campos Judô e já acumula vários títulos. Em 2015, Alcilene trouxe o ouro do torneio Cidade Fortaleza, no Ceará. Este ano, ela também conquistou medalhas de ouro na Copa Marabá, na Copa Bragança, no Campeonato Paraense, no Torneio Elmo Vieira de Judô e no Torneio Agostinho Maciel. Agora, ela se prepara para a disputa do Campeonato Brasileiro Master da CBJ de 2017.