Jogos de Integração do Vida Ativa vão ser abertos amanhã, no Mangueirão

A oitava edição dos Jogos de Integração do Programa Vida Ativa na Terceira Idade será aberta nesta terça-feira, dia 22, a partir das 7h30, no estádio Mangueirão, com o tema “A valorização do idoso na família e sociedade”. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O objetivo dos jogos é integrar os idosos dos seis núcleos do Programa Vida Ativa, proporcionando momentos de lazer e confraternização. Ao final das competições serão escolhidos o rei e a rainha dos jogos.

Os VIII Jogos de Integração do programa Vida Ativa na Terceira Idade serão disputados até o dia 25, com a participação dos integrantes dos seis núcleos do programa, dos municípios Belém e Ananideua, que irão competir em diversas modalidades esportivas.

“Os Jogos de Integração do Vida Ativa não são valiosos somente pela disputa esportiva. O principal é a celebração, a confraternização em um momento que é aguardado por eles durante muito tempo. É uma das principais formas de socialização proporcionadas pelo programa. É uma oportunidade também de celebrarmos a vida, uma vida com saúde e alegria, que é o grande benefício que os idosos encontram ao participar do Programa Vida Ativa”, afirma Renilce Nicodemos, Secretária da Seel.

A programação de abertura prevê para esta terça-feira, 22, a partir das 7h30, no Estádio Olímpico Mangueirão, apresentação dos competidores, a escolha do rei e rainha dos Jogos e danças regionais. As competições esportivas começam no dia seguinte, 23, com provas de atletismo, corrida, revezamento e caminhada atlética, também a partir das 07h30, no Mangueirão.

Na quinta-feira, 24, o campeonato segue com as competições coletivas, como vôlei e queimada, e jogos de salão, dama e dominó, no Clube da Tuna Luso Brasileira, na avenida Almirante Barroso. No último dia, sexta-feira, 25, a partir das 7 horas, serão disputadas provas aquáticas, como nado livre e pedaladas com boias macarrão, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), na rodovia Mário Covas.

 Para a diretora do Departamento Técnico de Esporte e Lazer (Dtel) da Seel, Kátia Rocha, a finalidade dos Jogos será a integração dos professores e alunos do projeto. “Como já estamos próximos do final do ano, o objetivo do VIII jogos de integração é o fechamento do trabalho desenvolvido por todos os professores do projeto. E também, integrar tosos os idosos que participam do Vida Ativa na Terceira Idade em um momento de congregação, de união e que participem das atividades esportivas de forma saudável. A índole de competição não existe, é mais a parte do lazer, da participação mesmo. Uma premiação será feita, mas o propósito maior é que haja uma socialização entre eles” relatou. A diretora também falou sobre as expectativas para o evento: “Nessa oitava edição esperamos que seja um sucesso assim como foi nas anteriores. Esse ano nós procuramos agregar mais pessoas ao Vida  Ativa.  Com a divulgação do projeto, esperamos que outras pessoas possam conhecer  e se tornar futuros alunos” disse Kátia Rocha.

O Programa Vida Ativa oferece diversas atividades esportivas para idosos acima de 50 anos, como vôlei, ginástica e alongamento, além de aulas de artesanato. Para se inscrever no Programa o idoso deve apresentar cópia da Carteira de Identidade, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e atestado médico comprovando que está em boas condições de saúde em algum dos pontos de atendimento do programa: Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Assalp), Grêmio Literário Português, sede social do Clube do Remo, Hospital Abelardo Santos e o Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).