Jogos de Integração do Vida Ativa serão disputados até esta sexta-feira, dia 25, na Asalp

As competições dos VIII Jogos de Integração do Programa Vida Ativa na Terceira Idade serão encerradas nesta sexta-feira, 25, a partir das 7h30, na sede campestre da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), na passagem São Jorge da rodovia Mário Covas, em Ananindeua. Serão disputadas provas aquáticas, de nado livre feminino e masculino, e pedaladas com boias macarrão feminino e masculino e caminhada aquática. Em seguida, serão realizadas as cerimônias de premiação dos atletas e de encerramento da competição. O Campeonato é organizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e, em sua oitava edição, tem como tema “A valorização do idoso na família e sociedade”.

As disputas começaram na manhã de quarta-feira, 23, no Mangueirão. No primeiro dia do torneio, foram realizadas provas de atletismo na pista do estádio Olímpico. Foram disputadas corridas de 100 metros, caminhadas de 200 metros e revezamentos 4x25 metros. Todas as modalidades foram disputadas nas categorias A, B e C masculino e feminino.

Hoje (24) de manhã, aconteceram as provas de jogos de salão e competições coletivas na sede da Tuna Luso Brasileira, na avenida Almirante Barroso, em Belém. Foram disputadas partidas de queimada, coordenadas pelas professoras Sandra e France, de vôlei, com os professores Ariane e Breno, jogos de salão, com as professoras Flavia e Dani, além de jogos de dama e dominó, com o professor Magesso.

Os VIII Jogos de Integração do programa Vida Ativa na Terceira Idade têm a participação dos integrantes dos seis núcleos do programa, dos municípios Belém e Ananideua, que competem em diversas modalidades esportivas. Participam da competição dos núcleos da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Asalp), do Centro Educacional Triunfo, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), do Hospital Abelardo Santos, do Estádio Olímpico do Pará “Mangueirão” (EOP) e da Tuna Luso Brasileira.

O Vida Ativa na Terceira Idade é um programa da Seel que atende de forma gratuita o público acima dos 50 anos com atividades físicas e recreativas. O objetivo dos jogos é integrar os idosos dos seis núcleos do Programa Vida Ativa, proporcionando momentos de lazer e confraternização. Ao final das competições serão escolhidos o rei e a rainha dos jogos.

A diretora do Dtel, Kátia Rocha, afirmou que o evento cresce a cada ano e promove qualidade de vida para os idosos: “A cada ano a participação dos idosos é maior. Nós percebemos que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo do Estado tem trazido um resultado positivo em razão da qualidade de vida que tem melhorado bastante para os idosos” disse Kátia Rocha.