Jogos Abertos do Pará começam nesta quarta-feira em Barcarena

O município de Barcarena, nordeste do Pará, vai sediar a abertura da nona edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), nesta quarta-feira, 10. As competições serão disputadas até domingo, 14. O Governo do Estado promove os jogos, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Os Joapa, antes conhecidos como JAP, começaram a ser disputados em 2005. As etapas regionais desta edição compreendem as seguintes regiões do Pará: Sudeste/Araguaia, Baixo Tocantins, Sudeste, Sudoeste, Marajó, Oeste/Amazonas, Nordeste I e Nordeste II. As finais do Joapa serão realizadas entre os dias 23 e 27 de setembro, em Belém, em locais a serem definidos.

As outras etapas das fases regionais também já foram definidas e confirmadas. De 22 a 28 de junho, em Santarém (no Oeste/Amazonas); de 20 a 26 de julho, em Marabá (na região Sudeste/Araguaia); de 27 de julho a 2 de agosto, em Breves (no Marajó); de 19 a 23 de agosto, em Castanhal (no Nordeste I); de 31 de agosto a 6 de setembro, em Paragominas (no Nordeste II) e de 7 a 13 de setembro, em Itaituba (no Sudoeste).

A novidade para este ano é o aumento no número de modalidades esportivas, que passou de quatro para seis, com a inclusão de tênis de mesa e futebol de areia. Também foi adicionada mais uma etapa regional, somando oito.

Barcarena - A fase em Barcarena terá a participação dos municípios de Abaetetuba, Tailândia, Moju, Barcarena, Acará, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Cametá e Tucurui, com a presença de cerca de 1.000 atletas que disputarão as modalidades basquetebol, futsal, handebol, voleibol, futebol de areia e tênis de mesa.

Na quarta-feira, a programação começa às 16 horas, com o congresso técnico na escola Estadual Palmira Gabriel. Às 19 horas, no Ginásio Municipal de Barcarena, ocorre a cerimônia oficial de abertura, e logo em seguida o primeiro jogo da modalidade futsal masculino. Na quinta-feira, 11, a partir das 8 horas, têm início as competições esportivas.

Os locais das disputas de basquetebol e futsal serão o Ginásio Municipal. As partidas de futebol de areia serão realizadas na arena construída próximo ao ginásio. Já os jogos de handebol acontecerão no Ginásio Cabana Clube. O voleibol terá partidas na quadra da escola municipal Vereador Marcos Martins (próximo ao Terminal Rodoviário de Vila dos Cabanos). E, por fim, os jogos de tênis de mesa ocorrerão na sede do Clube dos Mesatenistas de Barcarena.

Alcance - Para a titular da Seel, Renilce Nicodemos, a intenção é cobrir todo o Estado com uma competição de grande alcance. “Convidamos todas as 144 prefeituras do Pará, e já temos uma prévia informação de que a adesão é de 80 a 90 delas. Ficamos felizes assim, porque estamos trabalhando para fazer um evento organizado e muito competitivo”, adiantou a secretária.

Outra novidade deste ano é que as prefeituras dos municípios participantes receberão o Troféu Responsabilidade, que é uma forma da Seel reconhecer o esforço das secretarias de esportes de cada município em participar dos Joapa.

Além disso, a Seel vai fornecer aos participantes um jogo de uniforme, composto de agasalho, camisa e short, todos padronizados e dentro das normas técnicas de competições, respeitando as peculiaridades do clima paraense. E mais, as medalhas e troféus são confeccionados dentro de padrões exigidos em competições de alcance nacional.

Todos os municípios receberam o regulamento do evento, além de todas as orientações. A oitava edição do evento, no ano passado, teve a participação de 58 municípios, em sete fases regionais, reunindo cerca de 2.800 atletas entre os meses de abril e outubro. A competição foi vencida pelos atletas do município de Abaetetuba.

 

Texto: Dedé Mesquita - Ascom/ Seel