IV Copa de Judô terá número recorde de atletas participantes

A  IV Copa Campos Judô será realizada entre os próximos dias 26 e 28, no ginásio Poliesportivo de Marituba, na BR 316, com a previsão de participação de cerca de 400 judocas do Pará, Amapá, Maranhão, e de Cabo Verde, da África. O torneio já se firma como um dos principais do Estado e atrai a cada ano cada vez mais atletas. Em 2015, contou com a participação de 316 competidores. O campeonato, que terá a participação de árbitros de nível internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Federação Paraense de Judô (FPAJU), é uma realização da Associação Campos Judô, com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Renilce Nicodemos (ao centro) com os organizadores da Copa Campos.

Segundo a presidente da Associação Campos Judô, Maria Valcineia Campos, a Copa  é voltada para crianças a partir de 7 anos de idade até as classes veteranas. “Para nós é um evento muito especial, ainda mais por ser internacional. É uma oportunidade para os atletas paraenses de intercâmbio com atletas africanos que têm  se destacado nos últimos anos no judô, inclusive com alto rendimento em competições internacionais”, afirmou.

Segundo o gestor técnico da competição, Alcindo Campos, a Copa vai preparar árbitros do Pará ao campeonato brasileiro paralímpico, que vai ser disputado em Belém: “Durante o congresso técnico será realizado o credenciamento de árbitros paraenses para o torneio nacional paralímpico de judô, que será realizado em novembro, em Belém”, informou o dirigente. “Ao todo, 14 árbitros irão trabalhar na Copa, sendo dois do Amazonas e três do Rio de Janeiro e os demais do Pará”, complementou Alcindo Campos.

Alcilene Magalhães, coordenadora pedagógica da Copa Campos Judô, e Alcindo Campos, gestor técnico da competição, estiveram nesta segunda feira dia 8 de agosto na sede da Seel para agradecer o apoio da Secretaria ao evento.

No dia 26, o congresso técnico do torneio começa às 19 horas, no auditório do IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), na Rodovia BR 316, KM 13, em Marituba. Na ocasião, as regras da competição serão definidas em palestras com participação de dirigentes, presidentes de agremiação, árbitros e professores.

 A primeira palestra falará da “Tema 1: Arbitragem Olímpica e Introdução Arbitragem Paralímpica” inicia às 19h, com o palestrante Prof. Glaudson Azevedo – 5º Dan – Arbitro FIJ B. Já a segunda, à noite, destacará o “Tema 2:  Princípios Educativos do Judô e suas Dimensões Sociais”, tendo início às 20h, com Prof. Msc Adaelson Santos – 5º Dan, como palestrante.

Os judocas podem se inscrever até o próximo dia 25 de agosto, pelo e-mail camposjudo@hotmail.com ou no site www.camposjudo.com.br. As inscrições custam R$ 40,00 por atleta. Para atletas de projetos sociais, a taxa é de R$ 30,00. Outras informações como o Coordenador Geral , Alcindo Campos, professor 4º Dan de judô, pelos telefones (91) 98167-3210 e 99137-3030.