Itaituba faz festa para receber os Jogos Abertos

O município de Itaituba, na região sudoeste do Estado, abriga a sétima fase dos Jogos Abertos do Pará. A abertura oficial ocorreu na noite desta quinta-feira, 10, no ginásio de esportes localizado no centro da cidade. Uma festa cívica marcou a solenidade. A prefeita Eliene Nunes de Oliveira quebrou o protocolo e desfilou junto com a delegação de sua cidade. Sem esconder a emoção, a gestora agradeceu ao governo do Estado e à secretária Renilce Nicodemos, presente ao evento, pela realização do Joapa na região da Transamazônica. “Sabemos das dificuldades que cada município tem para se fazer presente à programação, mas vamos celebrar essa integração durante os dias e que estivermos sediando as competições”, disse.

A sétima fase do Joapa congrega as delegações de Itaituba, Placas, Uruará, Altamira, Vitória do Xingu, Trairão e Rurópolis. Segundo o professor Ewerton Souza, com mais essa etapa já são 64 os municípios integrados em torno dos Jogos, número que supera os do ano de 2014, quando 58 cidades participaram da programação. Está prevista, ainda, a fase nordeste II, que terá Castanhal como sede, para completar a rodada dos jogos nas chamadas zonas de integração esportiva.

O Joapa 2015 terminará com a chamada fase estadual, que acontecerá em Belém no período de 14 a 18 de outubro, logo após o Círio de Nazaré. Vale destacar que as equipes campeãs por modalidade estão classificadas para a fase final.

Para se ter uma noção das dificuldades impostas pelas distâncias geográficas da região, a delegação de Altamira viajou mais de 500 quilômetros pela Transamazônica, em mais de 12 horas de percurso. No entanto, durante a solenidade de abertura oficial do Joapa, a delegação levou todos os atletas para quadra, dando exemplo de cidadania e compromisso com os jogos. “São essas atitudes que fazem o diferencial do Joapa”, destacou a secretária Renilce Nicodemos, em mensagem especial enviada de Belém aos atletas da regional sudoeste.

Outro exemplo de interação foi da prefeita de Itaituba Eliene Oliveira, que desfilou junto com sua delegação. “Para Itaituba é um privilégio receber o Joapa. Em 2008 eu era secretária de Educação e agora, como prefeita, me sinto especialmente feliz em poder receber e prestigiar esta festa linda”, disse a gestora. 

A festa de abertura da sétima fase do Joapa em Itaituba foi animada pela banda de música do Batalhão de Infantaria e Selva do Exército sediada em Itaituba. A tocha olímpica foi conduzida pelo atleta Mario Barroso Brasil, da seleção de voleibol de Itaituba. Já o juramento foi lido pelo atleta Orley Santos, também do município.

A programação ainda teve a entrega do troféu “Responsa” aos gestores esportivos dos municípios participantes. A partir desta sexta-feira, 11, até domingo, serão realizadas as disputas de futebol de areia, futsal, tênis de mesa, handebol, voleibol e basquetebol. Os Jogos Abertos do Pará são realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de esporte e Lazer (Seel).