International Belém Pro classifica para torneio de Abu Dhabi

O torneio de jiu-jitsu International Belém Pro, realizado no último final de semana no ginásio da Escola Superior de Educação Física da Uepa, em Belém, classificou 16 atletas para o Brasil Pro, que será realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro em Manaus. Esta competição será a seletiva final para a edição 2017 do campeonato internacional       Abu Dhabi World Professional Jiu Jitsu Championship, um dos principais torneios do circuito mundial de jiu-jitsu e que é disputado nos Emirados Árabes. O evento em Belém teve apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) do Pará. A premiação do torneio foi o custeio de passagens aéreas, hospedagem e alimentação para o evento de Manaus para os 16 primeiros colocados.

A Seleção Maranhense foi a melhor academia na disputa do International Belém Pro. A equipe campeã acumulou 1370 pontos para garantir o título do torneio organizado em forma conjunta com a Federação Paraense de Jiu-Jitsu (FPJJ). Em segundo lugar ficou a academia Gracie Humaitá, com 1165 pontos. Na terceira colocação, com 1.120 pontos, ficou o time Konk Brazilian Jiu-Jitsu. Em quarto, o Checkmat International, com 840 pontos; seguido por BFT, com 680 pontos; e Norfight, com 660.

Os 16 competidores classificados para o Brasil Pro foram Jonathan Carvalho, da equipe Lobato; Antonio Souza, da equipe TGT Oiapoque; Talison Costa (Checkmat), Herico Pinto (Nova União), Wilton Junior (Seleção Maranhense), Paulo Lanzillotti (Checkmat), Luciana Teixeira (Seleção Maranhense), Luana Borges (Pslpb Cicero Costha), Jessica Cunha (Norfight), Ana Brandão (HC Team), Rayanne Amanda (Attackjj Team), Silvana Ribeiro (Equipe Rickson), Alef Morais (Seleção Maranhense), Matheus Xavier (Checkmat), Higor Lima (Kahwage), Edson Filho (Seleção Maranhense), Anthony Albertini (North Fight Team Brazilian Jiujitsu) e Iuri Fraga (Black Fight).

Esta foi a primeira vez que a capital paraense recebeu uma seletiva para esta competição, que reúne a elite mundial desta arte marcial. O International Belém Pro foi realizado com chancela da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da UAE Jiu-Jitsu Federation (UAEJJ) e contou com competidores dos Estados Unidos, da França, dos Emirados Árabes e de todos os Estados brasileiros. Entre os 800 participantes, o Pará teve 480 atletas inscritos.