Imagem peregrina da Virgem de Nazaré visita Mangueirão

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou o estádio Olímpico do Pará, na manhã desta segunda-feira, 19, ainda como parte da programação do Círio 2015. A imagem foi recebida pela secretária Renilce Nicodemos e colaboradores da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), além de convidados. A homilia foi conduzida pelo diácono João Teixeira, da paróquia de Santa Edwirgens, do conjunto Panorama XXI, e animada pelo coral do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A imagem peregrina da virgem chegou numa viatura do Corpo de Bombeiros e acompanhada por Evandro Stein, da Diretoria da Festa de Nazaré. Na ocasião, ele disse que a visita de Nossa Senhora de Nazaré nas empresas públicas e privadas se intensifica no mês de outubro, com uma média de quatro visitas por dia. “A visita da imagem no Mangueirão torna-se especial, uma vez que este lugar é símbolo do futebol e da arquitetura moderna do Estado do Pará”, destacou. A visita da imagem ao Mangueirão foi coordenada pela Diretoria de Eventos da Seel.

Na homilia, o diácono João Teixeira destacou a figura de Maria como mãe e protetora da Igreja. Também destacou a simplicidade como fonte de qualidade de vida e pediu paz e bênçãos aos colaboradores da Seel, que tem por missão trabalhar o esporte como inclusão social. “Que esta Secretaria continue trabalhando em prol daqueles que merecem ajuda”, disse. As diretoras Cláudia Moura, do Mangueirão, e Elci Almeida, e Ana Julia Chermont, ambas da Seel,  participaram do rito das leituras bíblicas. A secretária Renilce Nicodemos agradeceu a participação dos servidores e rogou bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré para todos os presentes e seus familiares. “Quero agradecer a Diretoria da Festa de Nazaré, ao Coral do Tribunal de Contas do Estado, e ao diácono pela oportunidade e por esse momento maravilhoso. Que Nossa Senhora de Nazaré possa nos abençoar neste momento e nos dar proteção para que continuemos a realizar  nosso trabalho e conduzir nossas famílias”.

A visita da imagem peregrina foi animada pelo coral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), criado há seis anos como forma de melhorar a qualidade de vida dos servidores daquele órgão. O coral participa de mostras no Brasil e no exterior. No mês de outubro, segundo regente Jeremias Progenio, as apresentações crescem devido às festas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. “Para nós é uma honra participar das homenagens à imagem peregrina”, disse o maestro que trabalha diretamente com a formação de coral em empresas públicas e privadas. O regente é formado em música pela Universidade do Estado do Pará, e regência pela Universidade Livre de Música, de São Paulo.

A visita da imagem peregrina ao Mangueirão também serviu para que os servidores da Seel pudessem ficar mais perto da Virgem de Nazaré. Ao final do pequeno culto católico, os servidores aproveitaram para bater foto e ver de perto a pequena imagem, que estava vestida com o mesmo manto usado nas romarias oficiais da programação do Círio 2015 que destaca Maria como mulher eucarística em alusão ao Congresso Nacional Eucarístico que será realizado em Belém.