Idosas do Projeto "Vida Ativa" visitam o Mangal das Garças

Nesta quinta-feira, 24, o Mangal das Garças recebeu a visita de um grupo da terceira idade do projeto Vida Ativa – Polo Mangueirão, realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A visita faz parte de uma parceria da Seel com a Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) em projeto que permite que os idosos atendidos possam conhecer os pontos turísticos paraenses.

Na visita ao parque zoobotânico, as idosas visitaram os espaços monitorados do Mangal e receberam informações sobre a fauna e flora da região. Para a aposentada Odete Barata, 70 anos, que já faz parte do Vida Ativa há 17 anos, ir ao Mangal é sempre um passeio imperdível. “Acho esse lugar muito lindo, gosto demais daqui, sempre que eu posso venho. É sempre um aprendizado para nós, pois estamos sempre renovando a nossa mente. Não é porque já estamos idosos que não participamos de nada, pelo contrário, temos que aproveitar as coisas bonitas que o estado nos proporciona”, destaca.

Renan Moura, bolsista do projeto na UFPA, explica que antes da visita, o grupo aprende sobre o patrimônio cultural e histórico paraense e depois escolhe o local de visita. “Elas queriam muito vir ao Mangal e nós consideramos muito importante que elas estejam inseridas dentro deste contexto cultural e turístico. O projeto é uma troca de conhecimento”, ressalta.

O serviço de Visita Monitorada do Mangal das Garças é gratuito, numa iniciativa do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado da Cultura/ OS Pará 2000 que administra o espaço para incentivar que mais pessoas visitem o parque. Os interessados nessa atividade, que ocorre sempre de terça a sexta-feira, nos horários de 9h, 10h30, 14h30 e 16h devem agendar previamente pelo email: agendamento@mangalpa.com.br.

 

Texto e foto: Fernanda Scaramuzzini / Organização Social Pará 2000 

Tags: