Governador anuncia melhorias no entorno do "Mangueirinho"

A obra do Ginásio Poliesportivo do Estádio Olímpico do Pará, o “Mangueirinho”, segue em ritmo acelerado. O novo espaço de esporte e lazer que será entregue à população já está com mais de 95% de sua estrutura finalizada, mas a entrega dos trabalhos deve se estender por mais alguns meses em função de melhorias adicionais no entorno do Mangueirão. O governador do Estado, Simão Jatene, visitou o local na última semana e anunciou a mudança.

“A obra de engenharia específica já está em fase de acabamento e o ginásio está muito bonito. Porém, verificando mais uma vez as instalações, reiterei uma percepção que já havia me ocorrido, de que não seria correto e nem justo inaugurar apenas o ginásio. Se fosse para entregar apenas isso, já poderíamos fazê-lo agora em janeiro. Mas já que estamos com a mão na massa, por que não aproveitarmos a oportunidade para trabalhar também o entorno, transformando-o em um espaço acolhedor e de lazer para nossa população e, particularmente, para quem mora às proximidades”, esclareceu o governador. 

A expectativa é que ainda no primeiro trimestre de 2016 o ginásio seja entregue à população. "Confesso a vocês que terminamos nos desafiando no sentido de tentar dar uma urbanizada naquele entorno que, além de enriquecer o próprio Mangueirão, vai abrir mais um espaço de convivência. É preferível que a gente leve um tempinho a mais para termos não apenas a obra em si, mas também toda essa área em redor disponível para a nossa gente”, finalizou o governador.

A obra, orçada em R$ 94 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), teve início em 2013 e segue os padrões internacionais de infraestrutura. Tem capacidade para receber 11.970 pessoas e uma composição que respeita a questão da acessibilidade, com banheiros adaptados para portadores de deficiência, vestiários e lugares reservados na arquibancada (247 lugares).

O ginásio, construído dentro do complexo esportivo do Mangueirão, também será o primeiro do Estado completamente refrigerado. Um espaço moderno, com placar eletrônico de última geração e cadeiras antifogo, mesmo material usado nos estádios brasileiros que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014. O público ainda poderá usufruir de sistema de internet via Wifi gratuito, por meio do programa Navega Pará, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).

A intenção do governo é ampliar a utilização do espaço não só para ações esportivas, mas para shows e grandes eventos. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e assessoramento técnico em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). 

Texto: Lidiane Sousa / Secretaria de Estado de Comunicação

Foto: Antonio Silva / Agência Pará de Notícia