Ginastas paraenses se destacam no Pan-Americano

Dois ginastas paraenses alcançaram resultados positivos no Campeonato Pan-Americano e no Torneio Internacional de Ginástica Aeróbica 2016, realizados em novembro na cidade de Lima, no Peru. Mário Antônio dos Santos, que é atendido pelo programa Bolsa Talento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), conquistou medalha de ouro por equipe no Campeonato Pan-Americano e medalha de ouro individual no Torneio Internacional. Já Maurício dos Santos Ribeiro conseguiu a medalha de prata individual no Torneio Internacional. Eles competiram com o apoio da Seel, que custeou suas passagens para o Uruguai, e treinam no Centro Norte de Ginástica.

A competição contou com mais de 150 atletas de diversos países e a seleção brasileira participou com 30 ginastas divididos em várias categorias. Os dois competiram na categoria adulta - a partir dos 18 anos, junto com mais de 40 competidores. “Foi bem interessante porque foi um nível muito alto de competição”, disse Maurício.

Mário e Maurício são tricampeões nacionais na ginástica artística e com mais um bom rendimento em uma competição internacional, mantêm o alto nível competitivo que têm apresentado em suas carreiras esportivas, tanto na ginástica aeróbica, quanto na artística. Este ano, a dupla ainda vai disputar o campeonato estadual, mas já se prepara aos desafios de 2017.

Para o próximo ano, a ginástica aeróbica terá um primeiro semestre intenso, com a Copa do Mundo que será disputada em abril, em Tóquio; e com a Copa do Mundo, em Portugal, em maio.

Como a ginástica aeróbica só tem perspectiva de virar modalidade olímpica nos Jogos de 2024, o planejamento olímpico é o foco da ginástica artística. O objetivo da dupla paraense é segurar suas vagas na seleção brasileira para a disputa das Olimpíadas de Tóquio, de 2020, já que os dois fazem parte da equipe nacional. No primeiro semestre de 2017 eles vão disputar o Torneio Internacional, no Uruguai, em junho; além do Campeonato Sul-Americano de clubes, que será em Lima, no segundo semestre.

Mário Antônio dos Santos é destaque da Seleção Brasileira e vai começar sua preparação em 2017 com treinamento em São Paulo para buscar vaga olímpica nas seletivas e no Campeonato Brasileiro. Para ele, o crescimento do rendimento esportivo ao longo dos anos tem sido possível devido ao apoio do Governo do Estado, através da Seel, que o incentiva desde o início de sua carreira. Ele deu início à sua coleção de medalhas quando ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial Escolar .

Mário está com 20 anos e começou a treinar ginástica aos 13 anos. “Eu fui ver o Pan Americano em 2007, no Rio de Janeiro, e me encantei com a ginástica. Como eu sempre fui uma criança muito travessa, pulava muito, então digamos que eu tinha uma certa habilidade nata”, diz o ginasta. Além de ser atleta do Bolsa Talento, ele também foi premiado com o troféu Romulo Maiorana. “O Bolsa Talento é de suma importância porque é um incentivo a mais que o governo está proporcionando pra gente competir. Com o Bolsa, tem como a gente treinar melhor e tem melhor possibilidade de participar de campeonatos e isso melhora nosso rendimento. Porque a gente busca mais resultados para estar no Bolsa e assim sucessivamente.” Mário já foi 3º colocado no Campeonato Mundial Escolar em 2013 e vice-campeão sul-americano no mesmo ano. Em 2015 ficou em 1º lugar por equipe no Sul-Americano.

Mauricio tem 24 anos e treina ginástica desde os 14. “Foi a beleza do esporte em si que me atraiu. Na época, em 2007, o Brasil conquistou muitas medalhas no Pan do Rio de Janeiro. Eu pratiquei muitos esportes, desde o atletismo até a natação, mas acabei ficando mesmo na ginástica.”