Ginastas paraenses embarcam para competição com apoio da Seel

Um grupo de ginastas paraenses vai participar do XXX Torneio Nacional de Ginástica Artística que será realizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o período 15 a 18 de outubro. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) vai apoiar a viagem custeando as passagens, alimentação e hospedagem dos atletas. A notícia sobre o apoio foi dada na última sexta-feira, 25, quando o presidente da Federação Paraense de Ginástica (Fepagin), Agenor Paes, e o técnico de ginástica artística masculina, Norberto Sarmento, estiveram na sede da Seel, em Belém.

Para o presidente da Fepagin, Agenor Paes, o apoio logístico da Seel é de fundamental importância para o desenvolvimento da ginástica artística no Pará. Segundo ele, a maioria dos atletas vem de famílias carentes que não tem condições de arcar com as despesas dos treinamentos e das vagens de intercâmbio. “Com a Seel apoiando nós garantimos ais oportunidades para essas crianças, além de abrir caminhos para revelação de talentos e de valorização do trabalho dos professores e técnicos”, destacou o presidente.  

Na Ginástica existem as categorias pré-infantil (9 a 11 anos), infantil (de 12 a 14 anos), juvenil (de 15 a 17 anos) e adulto (acima de 18) nos gêneros masculino e feminino. O Torneio Nacional é o único evento da Confederação Brasileira de Ginástica que envolve todas as categorias. A meta é popularizar a modalidade no Brasil e garantir espaço para os atletas que estão iniciando a carreira.

As aulas de ginástica são desenvolvidas no núcleo do Propaz Uepa e reúne crianças de quatro a 10 anos. O projeto Propaz é realizado pelo Governo do Estado. Atualmente, o projeto atende 317 crianças, nas seguintes modalidades: ginástica artística, masculino e feminino, ginástica rítmica, aeróbia e treinamento funcional para adultos. Os horários de funcionamento são 8h às 12h e das 14h às 21h. O endereço para atendimento é rua Silva Rosado, 625, entre as travessas  Francisco Monteiro e Teófilo Conduru, o bairro de Canudos. O atendimento é de graça