Futebol de areia feminino de Marapanim vence a etapa Castanhal do Joapa

A seleção feminina do futebol de areia do município de Marapanim estreou com vitória no primeiro dia de competições da oitava e última fase regional dos Jogos Abertos do Pará (Joapa/2015). O evento está ocorrendo na cidade de Castanhal e reúne onze delegações da região nordeste paraense. Marapanim venceu da seleção de Santa Luzia do Pará por 5 a 3. Já no masculino da mesma modalidade, Marapanim perdeu de goleada por 4 a 0 de Santa Luzia do Pará. Os Jogos Abertos do Pará são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Nesta fase, a prefeitura de Castanhal é a principal parceira da Seel na realização da programação. 

O secretário municipal de Esporte e Lazer daquele município, Hélio Pereira Junior, adiantou que vai pedir apoio da secretária Renilce Nicodemos para investir na Copa Rural de Futebol de Campo, em 2016, um dos maiores eventos esportivos da região com a partipação de milhares de atletas nas categorias adulto e master. Sobre o Joapa, o secretário reiterou que Castanhal tem estrutura para realizaão do evento, tanto que é sede pela terceira vez consecutiva da competição. Para atender aos requisitos que o habilitaram a sediar a competição, Castanhal está oferecendo a estrutura de transporte, alimentação, hospedagem e saúde. "Temos muito orgulho em poder atender a demanda da Seel. Nossa cidade é polo na região e, como tal, conseguimos oferecer uma boa infraestrutura esportiva, com ginásios e escolas em boas condições para servir de alojamento para os atletas", disse o secretário. Além dos quatro ginásios municipais, os jogos estão ocorrendo no ginásio da Universidade Federal do Pará e na arena estrela, na praça central da cidade.

O futebol de areia, que junto com o tênis de mesa compõe pela primeira vez a grade de modalidade do Joapa, é uma das maiores atrações do Joapa. Na manhã desta quarta-feira, 17, foi aberta a competição entre Marapanim e Santa Luzia do Pará. A vitória por 5 a 3 deixou Marapanim em situação confortável na tabela. A técnica e jogadora do time, Adriana Lima, 40, aposta no título, considerando que as meninas jogam juntas há bastante tempo e são campeãs do Torneio de Futebol de Campo de Marapanim. "Eu jogo desde garota e gosto muito de competir no Joapa, porque é uma porta aberta pra gente mostrar o nosso futebol", disse a jogadora.

Outra modalidade com grande participação no Joapa é o handebol. O time feminino de Castanhal investiu alto para ficar com o título. O treinador Jorge Sousa acabou de voltar de São Paulo, onde fez um minicurso para se tornar técnico profissional da modalidade. "Queremos crescer junto com o restante do Brasill. E para isso, temos que nos preparar e investir mais na modalidade dentro das escolas, para formar jogadores com bom nível de conhecimento dos fundamentos da modalidade", explicou. A seleção de Castanhal está na mesma chave com Salinópolis e Bragança. "Duas seleções muito difíceis, mas vamos jogar pra ganhar e garantir o título desta regional", completou Jorge Sousa.

As competições do Joapa seguem até sábado, 19. Participam desta regional as cidades de Castanhal, Augusto Corrêa, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Marapanim, Salinópolis, São Francisco do Pará, São João de Pirabas, Santa Luzia do Pará e Viseu. Os campeões, por modalidade, se classificam para a fase estadual que será realizada em Belém, no mês de outubro.

Foto: Anderson Silva / Agência Pará de Notícia