Fotógrafo Thiago Araújo recebe homenagem no Mangueirão

Na noite desta quarta-feira, dia 15, antes do jogo Paysandu e Bahia, que começa às 22 horas, no Estádio Olímpico do Pará (EOP), o Mangueirão, válido pela Copa do Brasil, será cumprido um minuto de silêncio em memória do fotógrafo paraense Thiago Araújo.

O jovem repórter fotográfico Thiago Araújo, de apenas 28 anos, faleceu no último sábado, 11, em consequência de complicações derivadas de insuficiência hepática.  Thiago era torcedor do Paysandu Sport Clube, e um dos fotógrafos que mais cobriu os jogos disputados no Mangueirão. Suas fotos de esportes ganharam as páginas de jornais e sites no Brasil e também no exterior.

Com a perda de Thiago, a fotografia paraense ficou desfalcada de um jovem talento, que tinha a aguda percepção para o cotidiano e um olhar especialmente direcionado para o ser humano. Além de ter coberto várias partidas de futebol, Thiago fotografou outros esportes, como neste ano, quando eram feitos os preparativos para o Surfe na Pororoca, em São Domingos do Capim.

Thiago nasceu em Itaituba em 1987. Começou a trabalhar em Belém como estagiário de fotografia no jornal Diário do Pará, em 2008, e atualmente era fotógrafo na Secretaria de Comunicação do Pará (Secom). Suas fotos se destacaram em exposições coletivas, em mostras que sublinharam uma atenção especial do fotógrafo com a condição humana.

Os amigos, familiares e colegas de profissão solicitam que a imensa torcida do Paysandu, que deve lotar as arquibancadas do Mangueirão, nesta quarta-feira à noite, olhe para o placar eletrônico do estádio, durante esse minuto de silêncio, e os ajudem a prestar a homenagem a esse jovem talentoso e apaixonado que se foi cedo demais.

Texto: Dedé Mesquita
Fotos: Salim Wariss