Festival da Pororoca chega a 17ª edição com apoio da Seel

O 17º Festival da Pororoca vai ocorrer no período de 26 a 30 de abril, em São Domingos do Capim. A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, confirmou apoio da entidade ao prefeito do município, localizado no nordeste paraense, a 130 km da capital. “O prefeito Paulo Silva, o secretário de Esporte de São Domingos, Miguel Tavares, e o coordenador, Cristiano Martins, estiveram na sede da Seel para que o acordo fosse firmado. É um evento tradicional e sempre temos a alegria de apoiar coisas desse tipo” conta a secretária.

Durante o Festival, a Seel e a Prefeitura farão o lançamento do município como um dos polos do Pará Aquático, projeto de governo que visa o desenvolvimento da canoagem de velocidade nos municípios do Estado.  Para o prefeito, a cidade ser um dos polos do projeto é recompensador. “Já somos conhecidos pelo surfe na Pororoca, agora, também seremos conhecidos pela revelação de grandes canoístas”, afirma Paulo Silva.

O evento conta com uma programação cultural diversa, com shows e atividades esportivas. “Este ano teremos uma feira gastronômica e aulas de dança para a comunidade, além de shows culturais. Queremos resgatar o fenômeno da pororoca como o centro cultural do nosso município, promovendo a integração da população local com os turistas. Queremos resgatar esse convívio”, disse o prefeito.

Segurança - Na manhã desta terça-feira, no Mangueirão, uma reunião entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a Prefeitura de São Domingos do Capim e os órgãos envolvidos definiu os últimos detalhes do “17ª Festival da Pororoca”. Para o coordenador do evento, Cristiano Martins, a expectativa da cidade é de receber novamente um grande público. “Esperamos aproximadamente 30 mil visitantes nos cinco dias. Além dos eventos tradicionais, teremos como novidade uma feira gastronômica e uma ampla programação cultural esportiva.“

Para a segurança do festival, ao todo, teremos nove agentes do Detran, 20 homens dos Bombeiros e 90 policiais da PM. “Estaremos atuando com os policiais militares para reforçar a segurança do município de São Domingos do Capim e daremos apoio aos outros órgãos de segurança que estejam envolvidos”, concluiu Major Prata da Policia Militar do Pará.

Estiveram presentes na reunião os representantes dos órgãos da Policia Rodoviária Federal (PRF), Policia Militar do Pará (PMPA), Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMP), Policia civil (PC), Departamento de Transito (Detran), Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur).