Fepagin realiza curso técnico para professores e atletas com apoio da Seel

A Federação Paraense de Ginástica, com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), promove em Belém, curso técnico nível 1 e de arbitragem nível 2 de ginástica artística feminina. As aulas começaram nesta terça-feira, 23, e vão até domingo, 28, na Universidade do Estado do Pará, na Avenida João Paulo II, e no Centro Norte de Ginástica, o bairro de Canudos. Segundo Agenor Paes, presidente da Fepagin, o curso dá sequência à programação de qualificação profissional para professores, estudantes e atletas da ginástica artística e rítmica de Belém e Santarém.

O curso é ministrado pela professora Jaqueline Gonçalves, de Brasília/ DF, que é técnica de ginástica artística feminina e árbitra de atuação internacional. O curso técnico nível 1 e de arbitragem nível 2 de ginástica artística feminina faz parte do calendário de evento da Fepagin, que na semana passada trouxe para Belém a atleta russa Aleksandra Marakova. Naquela ocasião, dezenas de alunas do Centro Norte de Ginástica participaram das atividades e elogiaram a iniciativa como forma de melhorar o desempenho da modalidade no Pará.

A Fepagin atua em parceria com a Secretaria de Esportes (Seel), responsável pelo pagamento do aluguel do prédio onde funciona o Centro Norte de Ginástica, e a Fundação Pro Paz que responde pelo projeto de iniciação esportiva para crianças, jovens e adolescentes de Belém. Segundo o presidente da Fepagin, Agenor Paes, a Seel é a patrocinadora máster da modalidade que nos últimos anos vem se firmando como alternativa para revelação de talentos da ginástica no Estado.

O maior nome da ginástica paraense é o atleta Péricles Fouro da Silva, que atualmente está na Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina juntamente com Angelo Roberto, Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Campos Souza, Diego Hypólito, Fellipe Raphael Arakawa Ferreira, Francisco Carlos Barreto Junior, Lucas de Souza Bittencourt, Pétrix Stevan Aguiar, Sérgio Sasaki Junior e Henrique Medina Flores. A Seleção Brasileira já está classificada para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Equipamentos - O Centro Norte de Ginástica possui aparelhos modernos e semelhantes aos usados pelos atletas de nível olímpico.  Os equipamentos foram doados pelo Ministério do Esporte, por meio da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que por sua vez solicitou ao governador Simão Jatene que cedesse professores e o espaço para instalação dos aparelhos. “Foi assim que nasceu o Centro Norte de Ginástica”, disse o presidente Agenor Pares, na manhã desta terça-feira, 23.

Os equipamentos estão funcionando e atendendo com satisfação os alunos atendidos pelos projetos de iniciação esportiva. A Fepagin, juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), entregarão oficialmente os equipamentos em solenidade festiva com a presença de autoridades. O atleta Péricles Fouro da Silva será convidado especialmente para a festa. A secretária Renilce Nicodemos, titular da Seel, está aguardando agenda do governador Simão Jatene para confirmar a data da solenidade.