Fase estadual do Joapa 2015 será aberta nesta quarta-feira, em Belém

A fase estadual ou grande final dos Jogos Abertos do Pará (Joapa/2015) será iniciada nesta quarta-feira, 14, em Belém. Serão 1.107 participantes, entre atletas e chefes de delegações, que representarão 32 cidades classificadas durante oito seletivas realizadas em todas as regiões do Pará. O Congresso Técnico da competição e a primeira ação do evento. É o momento de confirmar a presença de todas as delegações, conferir documentação e elaborar as tabelas dos jogos. O período das disputas será de 14 a 18. A cerimônia de abertura será realizada na noite do dia 15, em alusão ao Dia do Professor. A secretária Renilce Nicodemos dará boas-vindas às delegações que vão desfilar e acompanhar a programação de acendimento da pira olímpica e o juramento do atleta. Esta fase estadual está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A programação técnica do Joapa já começa nesta quarta-feira, 14, com a realização do Congresso Técnico no auditório da Sejel, a partir das 14h. As competições começam na quinta-feira, 15, no horário de 8 às 16h. Na sexta-feira, dia 16, e no sábado, dia 17, os jogos vão se estender no horário de 8 às 22h. No domingo, dia 18, a programação vai se encerrar por volta de meio-dia. O professor Ewerton Souza, coordenador-geral do Joapa/2015, destaca a programa dos Jogos como ferramenta pública que favorece o desenvolvimento sócio-educativo, econômico e de cidadania para os participantes. “O Joapa é um fenômeno social de integração regional, de valorização cultura e de desenvolvimento esportivo. Por meio do Joapa muitos atletas se revelam e veem oportunidades de mudança de vida. Muitos atletas estarão em Belém, a capital do Estado, pela primeira vez. Então, isso é gratificante pra nós da Seel e para o atleta que foi vitorioso da fase classificatória”, disse o professor, na manha desta terça-feira, 13.

Campeões – Para quem for assistir aos jogos pode aguardar disputa acirradas.  Será confronto de campeões da chamada fase regional. A Seel realizou oito fases regionais no período de junho a setembro deste ano. A primeira regional foi realizada em Barcarena, com os municípios da região do Baixo Tocantins; a segunda regional foi em Santarém, com as cidades do Baixo Amazonas; em seguida veio o Araguaia, com sede em Marabá; depois Portel, que reuniu as cidades do Marajó, Marituba, com parte dos municípios da região Nordeste, depois Paragominas, com o Nordeste II, e Itaituba, com as cidades da Transamazônica. A última fase regional foi realizada em Castanhal.

Segundo cálculos da organização do Joapa 2015, houve um crescimento de 28% em relação ao montante do ano passado, quando 58 cidades participaram. Este ano foram 74 municípios com 4.646 participantes, entre atletas e dirigentes esportivos. As disputas foram marcantes e bons confrontos foram travados entre novas e velhas equipes que disputam o Joapa por prazer e amor ao esporte. Houve crescimento do basquete na ilha de Marajó, handebol na região sudeste; futebol de areia, a modalidade de estreia em 2015, foi a mais festejada em todas as fases. O futsal continua na liderança da preferência dos atletas, pois segundo os técnicos, tem mais facilidade de jogar e entendimento das regras. “É o gosto do brasileiro”, disse o professor Sidney Guimarães, que coordenador a fase regional realizada em Paragominas.

Para esta fase estadual, a Seel formalizou parceria com a Sejel para recepcionar os participantes.  Logística de trânsito e segurança foi estudada durante reunião na Sejel. Agentes da Semob, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros vão atuar durante a programação. Os locais de jogos também já foram definidos por modalidades: Basquete será nos ginásios Altino Pimenta e Serra Freire; Futsal, ginásio do Sesi, futebol de areia, quadra de esportes do Conjunto Catalina, no Benguí; handebol, ginásio do IFPA; voleibol, ginásio do NEL, e tênis de mesa, na Sejel, no bairro da Pedreira.

Fotos: Arquivo Seel