Etapa Araguaia dos Jogos Abertos terá participação 12 municípios

Doze municípios da região Araguaia confirmaram participação na etapa Araguaia dos Jogos Abertos do Pará, competição realizada pelo governo do Estado, via Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Cerca de 800 atletas vão disputar as seis modalidades previstas na grade esportiva do evento. A sede da etapa Araguaia será a cidade de Marabá, na região sudeste do Pará, conhecida mundialmente pela produção de minério de ferro e que tem no município de Carajás seu polo econômico. A programação dos Jogos Abertos inicia no dia, 22, com o congresso técnico, que será seguido pelo desfile das delegações, o juramento dos atletas e o acendimento do fogo olímpico.

A etapa Araguaia dos Jogos Abertos corresponde à terceira fase da competição - as duas primeiras foram em Barcarena, abrangendo os municípios da região do Baixo Tocantins; e Santarém, com as cidades do Baixo Amazonas. De acordo com o secretário adjunto de Esporte de Marabá, Heriomar Pereira de Souza, a realização dos jogos no município será um grande desafio devido à grandeza do evento. A estrutura das etapas dos Jogos Abertos exige cuidados especiais com alimentação, hospedagem, segurança e transporte das delegações.

Os Jogos Abertos têm características próprias e diferenciadas das competições estudantis. O evento serve de plataformas para debates relacionados às regras esportivas de modalidades olímpicas. Para a secretária Renilce Nicodemos, a competição abre oportunidades para muitos jovens, agrega valores, além de fomentar a economia do município onde as atividades são desenvolvidas. “Os atletas também tem a chance de ver o seu talento reconhecido. E isso para nós da Seel é de fundamental importância, já que trabalhamos o esporte como inclusão social, como qualidade de vida e potencial de mudança”, esclarece.

Modalidades – Os Jogos Abertos do Pará têm as seguintes modalidades: voleibol (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), futebol de areia (masculino e feminino) e tênis de mesa (masculino e feminino), sendo que estes dois últimos são novidades na programação. Uma média de 700 a 800 pessoas, entre atletas e comissões técnicas, participam diretamente de cada etapa dos jogos, como está previsto para Marabá.

A coordenação da etapa Araguaia é da professora Elenir Ribeiro. Em Marabá, a prefeitura vai trabalhar de forma integrada com o Samu, Exército, Hospital Municipal e secretarias afins. As equipes campeãs automaticamente se classificam para fase final da competição, que será realizada em Belém, no mês de setembro.

Municípios confirmados (até sexta-feira, 17):

Abel Figueiredo
Anapu
Conceição do Araguaia
Bom Jesus do Tocantins
Eldorado do Carajás
Nova Ipixuna
Parauapebas
Pacajá
Santana do Araguaia
São Domingos do Araguaia
Goianésia
Marabá

Tags: