Em Belém, Corrida estimula a prevenção de câncer

Cerca de 700 atletas participaram da 1ª Corrida Juntos contra o Câncer, que ocorreu neste domingo (16), com largada e chegada no Parque do Utinga, em Belém. Com um percurso de 8,5km, a largada da prova foi pontualmente às 6h. A corrida teve apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O grande vencedor foi o maranhense Adelson Rodrigues.

A finalidade da prova é bem maior do que somente o incentivo à prática esportiva. “O objetivo dessa corrida foi marcar o Dia Mundial Contra o Câncer, que é dia 8 de abril, e estimular a população a se prevenir contra a doença”, disse Jailson Bandeira, organizador do evento.

Para Adelson Rodrigues, 34 anos, primeiro lugar da corrida, a prova serviu com preparação para futuras competições. “Essa prova foi importante no meu calendário, foi um termômetro para mim. Estou me preparando para a maratona do Rio, que será em junho. Depois desta prova, eu percebi que preciso melhorar mais um pouco”, brincou o atleta.

Já Pedro Nascimento, 38 anos, que veio de Castanhal para participar do evento e fazer em Belém a sua primeira corrida de 2017, a prova também foi um momento de aproveitar a natureza. “Correr aqui no Parque do Utinga, perto da natureza é muito bom. Tem uma parte com sombra perto da mata, o vento chega a ficar frio, o desempenho fica melhor. Isso favorece muito o atleta”. Pedro ainda vai cumprir nos próximos meses provas em Tailândia, Concórdia do Pará e Capitão Poço.

Boa ação - Parte do valor arrecadado no evento será destinada à Associação Colorindo a Vida, que é uma instituição sem fins lucrativos e abriga crianças de até 18 anos, oriundas do interior do estado que vêm para tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. No ano de 2015, a instituição atendeu cerca de 520 famílias. Para Rachel Gribel, diretora da Associação, essa ajuda veio em boa hora. “Essa ajuda veio em um momento especial. Nós sobrevivemos de doação e, com apoio, vamos poder fazer a manutenção da casa para que possamos oferecer um atendimento melhor para essas crianças”.

Premiação – O evento foi divido entre as categorias feminino e masculino. Adelson Rodrigues foi o primeiro colocado masculino, com um tempo de 26m57s. Rosivaldo Silva ficou em segundo, com 27m, e Carlos Nascimento terminou a prova em terceiro lugar, com um tempo de 27m24s. Já no feminino, Edna Silva terminou a prova com 33m, com Ione Guedes em segundo, fazendo 34m19s, e Suzanira Santos em terceiro, com o tempo de 37m41s.