Edital do programa Bolsa Talento da Seel tem novos prazos

Foi publicado nesta quarta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado, o edital nº. 01/2015, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que trata do processo seletivo para a concessão da Bolsa Talento, ano base 2013, destinada aos atletas, para-atletas, técnicos e guias que obtiveram resultados expressivos no ano de 2013. Vale ressaltar que o presente edital substitue o antigo, publicado em novembro do ano passado, em todas as suas diposições.

O atual, divulgado nesta quarta-feira, traz pequenas mudanças em relação a novos prazos e datas para que as federações de esporte amador encaminhem os dados de seus atletas federados. Os interessados poderão baixar o arquivo no site da Seel (www.seel.pa.gov.br) ou obter cópia do edital na sede do órgão, localizado no Km 3 da rodovia Augusto Montenegro.

O programa Bolsa Talento foi implantado pelo governo do Estado em 2000, com objetivo de estimular o desenvolvimento físico, social e psicológico do atleta, trabalhando com as modalidades semiolímpicas, olímpicas, amadoras e paraolímpicas. Com o apoio do programa, que este ano completa 15 anos, é possível ampliar o número de atletas que representam o Pará em competições regionais, nacionais e internacionais.

Prazos - As federações poderão protocolar os envelopes de habilitação dos atletas entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A sessão pública de esclarecimentos às entidades interessadas quanto ao procedimento e documentos necessários ao certame está programada para o dia 5 de fevereiro, às 10 horas. As informações serão repassadas por membros do corpo técnico da Seel.

No dia 3 de março, também às 10 horas, haverá a abertura dos envelopes enviados pelas federações, sob a coordenação dos membros da comissão julgadora. Cada entidade pode encaminhar até dez atletas por modalidades para serem avaliados. O ranking de referência é do ano de 2013. O novo benefício, que terá vigência entre 2015 e 2016, será pago em 12 parcelas, e contempla bolsas estaduais e nacionais.

O critério para se tornar atleta do programa é o ranking. As federações controlam os relatórios e os enviam para a Seel. Atualmente, no edital que cobre o biênio 2014-2015, o Bolsa Talento contempla 180 atletas, sendo 143 olímpicos e não olímpicos, 31 atletas paralímpicos (PCD´s) e seis técnicos.

Por município, nesse mesmo período, a distribuição das bolsas ficou em 137 para Belém, 12 para Barcarena, dez para Ananindeua, seis para São Domingos do Capim, quatro para Abaetetuba, três para Santa Izabel e Ulianópolis, duas para Santarém e uma de Paragominas.

Na Seel, todas as providências já estão sendo tomadas para o recebimento do material. “Pedimos apenas que as federações não deixem para enviar as informações na última hora. Com a abertura das inscrições agora, em fevereiro, as entidades terão quase um mês para reunir a documentação necessária, mas é importante não esperar o fim do prazo ou algum documento poderá ser esquecido”, ressaltou o diretor do Departamento Técnico da Seel, Luiz Haroldo Silva.

Serviço:

As federações devem enviar a documentação dos atletas para a sede da Seel, na Rodovia Augusto Montenegro, km 3, s/n, bairro Nova Marambaia, CEP 66640-000, Belém (PA). Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (91) 3201-2326 ou através do e-mail seelbolsatalento@yahoo.com.br.

 

Dedé Mesquita - Ascom/ Seel