Dupla de karatecas vem à Secretaria agradecer apoio

A dupla de karatecas Daniela Tanaka, 23, e Gabriel Tanaka, 15, esteve na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) na última quarta-feira, 25, para agradecer o apoio que deu a eles a possibilidade de viajar e competir no exterior. Daniela é faixa preta do karatê e compete há 15 anos. O irmão dela, Gabriel, também é atleta do karatê desde criança. A dupla participou de um circuito internacional de Artes Marciais, na Espanha, no período de 3 a 8 de novembro. De uma delegação de oito brasileiros apenas os dois irmãos eram paraenses. Pelo resultado obtido nos dois confrontos, os karatecas paraenses garantiram vaga para o mesmo circuito ano que vem.

Os próximos compromissos da dupla é o Pan-americano, na Argentina, no mês de julho, e o WKA, em novembro, na Itália. Para honrar os dois compromissos com vitórias, os dois vêm treinando firme. Gabriel Tanaka luta desde seis anos, e sua irmã também coleciona medalhas na carreira de 15 anos. Os dois irmãos treinam juntos três horas por dia, mas na hora do combate são indiferentes. “Na hora do treino não tem esse negócio de irmão e irmã. Ele não tem pena de mim, ‘bate’ mesmo, eu ainda fico um pouco preocupada com ele. Ele não”, brincou Daniela.

O maior incentivo dos atletas vem da família, principalmente do pai Eliezer Kouri, 44, que treina karatê há 34 anos, além de ser o professor e técnico dos filhos. Eliezer é atualmente o presidente da Federação Paraense de Cultura e Artes Marciais (FPKAM).