Dia do Profissional de Educação Física

 

O dia do Profissional de Educação Física, comemorado neste 1° de setembro, celebra a importância desta profissão na formação de atletas e de cidadãos. Componente curricular obrigatório da Educação Básica, a Educação Física proporciona o primeiro contato da criança com a prática esportiva e abre os horizontes de uma vida saudável para corpo e mente. O dia 1º de setembro foi escolhido por coincidir com a data da Lei nº 9696, que Regulamentou a Profissão de Educação Física, em 1998, e criou os Conselhos Federais e Regionais.

Fotos: Arquivo Agência Pará

Não é por acaso que o símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón, que representa força e dinamismo. Realmente, o professor de Educação Física possui atuação fundamental na vida de crianças, jovens e adultos, por desenvolver a autoestima, promover a saúde, qualidade de vida e ética.

Ensinar seus alunos a praticar exercícios físicos não é o único mérito do Professor de Educação Física. Ele também transmite valores, ajuda na convivência social, desenvolve o trabalho em equipe, ensina a lidar com vitórias e derrotas, atuando em prol da sociedade. Por isso, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a disciplina deve incorporar as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos.

Nesta data, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará parabeniza este profissional tão importante para a sociedade. 

Renilce Conceição do Espírito Santo Nicodemos Lobo
Secretária de Estado de Esporte e Lazer